Aula sobre Os Caicaras E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os caiçaras são um grupo étnico que vive na região litorânea do Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eles possuem um modo de vida tradicional e sustentável, baseado na pesca, agricultura e artesanato. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a cultura caiçara e como ela é importante para a preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos caiçaras para a preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre os caiçaras e deverá pesquisar mais sobre o tema. O grupo defensor irá pesquisar sobre os aspectos positivos da cultura caiçara, enquanto o grupo opositor irá pesquisar sobre os aspectos negativos.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá preparar seus argumentos para apresentá-los ao júri. O grupo defensor deverá apresentar os aspectos positivos da cultura caiçara, enquanto o grupo opositor deverá apresentar os aspectos negativos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos ao júri. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os argumentos apresentados e decidir qual é a melhor forma de preservar a cultura caiçara e o meio ambiente.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Realize uma sistematização dessa aula pontuando os principais pontos abordados, referente ao tema. Utilize a lousa ou flip-chart para a realização desse movimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua a aula com uma análise da metodologia utilizada, considerando sua pertinência sobre o debate e a importância da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)

    Os alunos podem ser solicitados a fazer uma pesquisa sobre outras culturas tradicionais do Brasil e como elas contribuem para a preservação do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a compreensão da importância da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Participação construtiva na conclusão da aula.
  • Habilidade de trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos caiçaras para a preservação do meio ambiente.
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer as informações necessárias.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nos debates em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o debate e a importância da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Preparar argumentos de qualidade para apresentar ao júri.
  • Avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Trabalhar em grupo de forma construtiva.
  • Participar da conclusão da aula de forma construtiva.