Aula sobre Os Caicaras E Seu Modo De Vida
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os caiçaras são um grupo étnico que vive na região litorânea do Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eles possuem um modo de vida tradicional e sustentável, baseado na pesca, agricultura e artesanato. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a cultura caiçara e como ela é importante para a preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos caiçaras para a preservação do meio ambiente. Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre os caiçaras e deverá pesquisar mais sobre o tema. O grupo defensor irá pesquisar sobre os aspectos positivos da cultura caiçara, enquanto o grupo opositor irá pesquisar sobre os aspectos negativos.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Cada grupo deverá preparar seus argumentos para apresentá-los ao júri. O grupo defensor deverá apresentar os aspectos positivos da cultura caiçara, enquanto o grupo opositor deverá apresentar os aspectos negativos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos ao júri. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre os argumentos apresentados e decidir qual é a melhor forma de preservar a cultura caiçara e o meio ambiente.Etapa 6 - Sistematização
Realize uma sistematização dessa aula pontuando os principais pontos abordados, referente ao tema. Utilize a lousa ou flip-chart para a realização desse movimento.Etapa 7 - Encerramento
Conclua a aula com uma análise da metodologia utilizada, considerando sua pertinência sobre o debate e a importância da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente.Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)
Os alunos podem ser solicitados a fazer uma pesquisa sobre outras culturas tradicionais do Brasil e como elas contribuem para a preservação do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a compreensão da importância da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
- Participação construtiva na conclusão da aula.
- Habilidade de trabalhar em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância dos caiçaras para a preservação do meio ambiente.
- Dividir os alunos em grupos e fornecer as informações necessárias.
- Estimular a participação ativa dos alunos nos debates em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre o debate e a importância da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente.
- Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente dos debates em grupo.
- Preparar argumentos de qualidade para apresentar ao júri.
- Avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
- Trabalhar em grupo de forma construtiva.
- Participar da conclusão da aula de forma construtiva.