Aula sobre Os Caicaras E Seu Modo De Vida

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os caiçaras são um grupo étnico que vive no litoral do Brasil, especialmente na região sudeste. Eles possuem um modo de vida próprio, com características culturais, sociais e econômicas peculiares. É importante que os alunos conheçam e valorizem essa diversidade cultural presente em nosso país. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam explorar diferentes atividades e compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância de conhecer e valorizar a cultura dos caiçaras. Utilize exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre os caiçaras e seu modo de vida. Forneça um roteiro de perguntas para que os alunos possam responder enquanto assistem ao vídeo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Texto

    Os alunos irão ler um texto sobre os caiçaras e seu modo de vida. Disponibilize um roteiro de perguntas para que os alunos possam responder enquanto leem o texto.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre os caiçaras e seu modo de vida. Deixe disponívelalgumas perguntas para que os alunos possam discutir em grupo.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão se reunir em grupo para compartilhar as informações aprendidas em cada estação. Disponibilize um roteiro de perguntas para que os alunos possam responder enquanto compartilham suas informações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Aplique uma avaliação para verificar se os alunos compreenderam os conceitos apresentados na aula. A avaliação deverá ser composta por perguntas objetivas e dissertativas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Realize um breve resumo da aula e reforce a importância de valorizar a diversidade cultural presente em nosso país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • Valorizar a diversidade cultural presente em nosso país.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar informações.
  • Habilidade de avaliar ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Fornecer exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.
  • Fornecer roteiros de perguntas para cada estação.
  • Aplicar uma avaliação para verificar se os alunos compreenderam os conceitos apresentados na aula.
  • Fazer um breve resumo da aula e reforçar a importância de valorizar a diversidade cultural presente em nosso país.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre os caiçaras e seu modo de vida.
  • Ler o texto sobre os caiçaras e seu modo de vida.
  • Participar do debate sobre os caiçaras e seu modo de vida.
  • Compartilhar as informações aprendidas em cada estação.
  • Responder à avaliação aplicada pelo professor.