Os ciclos econômicos do Brasil
Nessa aula de Geografia, vamos conhecer os ciclos econômicos brasileiros, ou seja, as atividades econômicas que se destacaram em determinado tempo no Brasil. Você se lembra de alguma atividade econômica no Brasil? Acompanhe o vídeo para conhecer algumas!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Por muito tempo, a economia do Brasil foi marcada por ciclos econômicos. Selecione a alternativa que traz o primeiro e segundo ciclo econômico brasileiro:
Atividade completaA)
Ciclo da cana-de-açúcar e ciclo da borracha.B) Ciclo do pau-brasil e ciclo da borracha.
C) Ciclo do pau-brasil e ciclo da cana-de-açúcar.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Gamificação:
Nesta aula os alunos irão aprender sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. É importante destacar que esses ciclos econômicos foram definidos por períodos de produção e exportação de diferentes produtos, como açúcar, café, borracha e ouro. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam a importância desses ciclos econômicos para a história do Brasil e como eles moldaram o país que temos hoje. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro contendo as informações de um jogo sobre os ciclos econômicos do Brasil.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
A aula sobre "Os ciclos econômicos do Brasil" pretende analisar a influência dos fluxos econômicos na formação socioeconômica e territorial do país. É importante destacar que o tema é relevante para compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas do Brasil. Além disso, é possível encontrar exemplos do tema no cotidiano dos estudantes, como a exploração de recursos naturais e a distribuição desigual de riquezas no país. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Atividade completa5. Design Sprint:
Os ciclos econômicos do Brasil são um tema importante para entendermos a formação socioeconômica do país. Desde a época da colonização, passando pela produção de açúcar, a mineração, a produção de café e a industrialização, o Brasil passou por diversas fases econômicas que influenciaram diretamente na formação territorial e demográfica do país. É importante que os alunos compreendam como esses ciclos econômicos se relacionam com a história do Brasil e como eles influenciam a economia e a sociedade atualmente. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para analisar os ciclos econômicos do Brasil.Atividade completa6. Rotação por estações:
Os ciclos econômicos do Brasil são fundamentais para entender como a economia do país se desenvolveu ao longo dos anos. Desde a época do Brasil Colônia, passando pelo período Imperial, República Velha, era Vargas, até os dias atuais, o Brasil passou por diversos ciclos econômicos, como o ciclo do açúcar, ouro, café, borracha e algodão. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por Estações para que os alunos entendam melhor esses ciclos econômicos e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do Brasil.Atividade completa7. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Nesta aula os alunos irão aprender sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. O professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância da produção de café no século XIX e a influência do petróleo na economia brasileira atual. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema.Atividade completa8. Design Thinking:
Os ciclos econômicos do Brasil são um tema essencial para compreender a formação socioeconômica e territorial do país. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos desenvolvam um mapa de empatia, a fim de compreender os diferentes pontos de vista e interesses envolvidos em cada ciclo econômico. Os exemplos práticos serão relacionados com a história do Brasil, como a extração de ouro em Minas Gerais, o ciclo do café no século XIX e a atual economia do país. O objetivo é que os alunos possam entender como a economia e a população influenciaram a formação do território brasileiro, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: