Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os ciclos econômicos do Brasil são um tema importante para entendermos a formação socioeconômica do país. Desde a época da colonização, passando pela produção de açúcar, a mineração, a produção de café e a industrialização, o Brasil passou por diversas fases econômicas que influenciaram diretamente na formação territorial e demográfica do país. É importante que os alunos compreendam como esses ciclos econômicos se relacionam com a história do Brasil e como eles influenciam a economia e a sociedade atualmente. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para analisar os ciclos econômicos do Brasil.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o conceito de ciclos econômicos e como eles se relacionam com a formação socioeconômica do Brasil. É importante contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo deve escolher um ciclo econômico para analisar.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve fazer um esboço do que será analisado em relação a esse ciclo como, por exemplo, a produção de açúcar na época colonial e seus impactos na economia e na sociedade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem se reunir e decidir quais serão os pontos principais a serem analisados em relação ao ciclo econômico escolhido. É importante que eles escolham pontos que sejam relevantes e que possam ser aprofundados posteriormente.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com os pontos definidos, os grupos devem criar um protótipo de análise do ciclo econômico escolhido. Eles podem utilizar diferentes recursos, como gráficos, tabelas, mapas e textos explicativos para apresentar suas análises.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e discutir sobre as análises realizadas. É importante que os alunos possam apresentar seus pontos de vista e debater sobre as diferentes análises feitas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar a qualidade dos projetos e a participação dos alunos durante todo o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos ciclos econômicos na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e argumentar suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das análises realizadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e argumentar suas ideias.
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos protótipos.
  • Coerência e clareza na apresentação das análises.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de ciclos econômicos e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Estimular a participação e a argumentação dos alunos.
  • Avaliar as atividades e fornecer feedbacks aos alunos.
  • Apresentar conclusões e reflexões sobre as análises realizadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Analisar o ciclo econômico escolhido de forma crítica e reflexiva.
  • Apresentar e argumentar suas ideias de forma clara e coerente.
  • Criar um protótipo de análise do ciclo econômico escolhido.
  • Participar das discussões em grupo e debater sobre as diferentes análises realizadas.