Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os ciclos econômicos do Brasil são um tema essencial para compreender a formação socioeconômica e territorial do país. A metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos desenvolvam um mapa de empatia, a fim de compreender os diferentes pontos de vista e interesses envolvidos em cada ciclo econômico. Os exemplos práticos serão relacionados com a história do Brasil, como a extração de ouro em Minas Gerais, o ciclo do café no século XIX e a atual economia do país. O objetivo é que os alunos possam entender como a economia e a população influenciaram a formação do território brasileiro, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Design Thinking. Os alunos serão orientados a criar um mapa de empatia sobre os ciclos econômicos do Brasil.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia e deverão pesquisar sobre cada ciclo econômico e preencher os campos com as informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Os alunos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma e discutir as diferentes perspectivas e interesses envolvidos em cada ciclo econômico.

  4. Etapa 4 - Análise dos ciclos econômicos

    O professor irá guiar uma discussão em grupo sobre os ciclos econômicos do Brasil, destacando os principais aspectos de cada um e como eles influenciaram a formação do território brasileiro.

  5. Etapa 5 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático sobre um ciclo econômico específico, como o ciclo do café. Os alunos irão discutir como este ciclo influenciou a economia e a população do Brasil.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os alunos irão debater sobre as tensões e conflitos que surgiram em cada ciclo econômico e como eles ainda afetam o país atualmente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema e os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexiva sobre a história do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Capacidade de análise crítica e reflexiva sobre a história do Brasil.
  • Qualidade da apresentação do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Guiar as discussões em grupo sobre os ciclos econômicos do Brasil.
  • Apresentar exemplos práticos sobre os ciclos econômicos.
  • Estimular a participação dos alunos nos debates e discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e refletir com os alunos sobre o que foi aprendido durante a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os ciclos econômicos do Brasil.
  • Criar um mapa de empatia com os campos propostos.
  • Participar ativamente dos debates e discussões em grupo.
  • Analisar criticamente a história do Brasil.
  • Apresentar o mapa de empatia com qualidade e clareza.