Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula os alunos irão aprender sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. É importante destacar que esses ciclos econômicos foram definidos por períodos de produção e exportação de diferentes produtos, como açúcar, café, borracha e ouro. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam a importância desses ciclos econômicos para a história do Brasil e como eles moldaram o país que temos hoje. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro contendo as informações de um jogo sobre os ciclos econômicos do Brasil.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique como a metodologia ativa Gamificação será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um papel e caneta para começar a criar o mapa de registro do jogo.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar os ciclos econômicos do Brasil (pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha) e escolher qual ciclo será o tema do jogo. Eles também deverão definir o objetivo do jogo e os desafios que os jogadores enfrentarão.Etapa 4 - Criação do jogo
Os grupos terão um tempo para criar o jogo, definindo todas as suas etapas (níveis, esquema de recompensas, informações).Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar e explicar seu jogo para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação, os alunos devem discutir sobre os jogos e escolher qual deles acharam mais engajador e por qual motivo.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre a importância dos ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. Os alunos deverão entregar o mapa de registro do jogo criado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise sobre a influência dos ciclos econômicos na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.
- Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo criado.
- Clareza na apresentação do jogo e dos seus elementos.
- Coerência entre o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.
- Participação e colaboração em grupo.
- Entrega do mapa de registro do jogo criado.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia ativa Gamificação.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Circular pela sala durante a atividade para tirar dúvidas e dar suporte aos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os ciclos econômicos do Brasil.
- Criar um mapa de registro do jogo.
- Criar um jogo que aborde um ciclo econômico do Brasil.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Discutir em grupo sobre os jogos apresentados.