Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula os alunos irão aprender sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. É importante destacar que esses ciclos econômicos foram definidos por períodos de produção e exportação de diferentes produtos, como açúcar, café, borracha e ouro. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam a importância desses ciclos econômicos para a história do Brasil e como eles moldaram o país que temos hoje. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro contendo as informações de um jogo sobre os ciclos econômicos do Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique como a metodologia ativa Gamificação será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um papel e caneta para começar a criar o mapa de registro do jogo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar os ciclos econômicos do Brasil (pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha) e escolher qual ciclo será o tema do jogo. Eles também deverão definir o objetivo do jogo e os desafios que os jogadores enfrentarão.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos terão um tempo para criar o jogo, definindo todas as suas etapas (níveis, esquema de recompensas, informações).

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar e explicar seu jogo para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação, os alunos devem discutir sobre os jogos e escolher qual deles acharam mais engajador e por qual motivo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre a importância dos ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. Os alunos deverão entregar o mapa de registro do jogo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise sobre a influência dos ciclos econômicos na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo criado.
  • Clareza na apresentação do jogo e dos seus elementos.
  • Coerência entre o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Entrega do mapa de registro do jogo criado.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Circular pela sala durante a atividade para tirar dúvidas e dar suporte aos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os ciclos econômicos do Brasil.
  • Criar um mapa de registro do jogo.
  • Criar um jogo que aborde um ciclo econômico do Brasil.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Discutir em grupo sobre os jogos apresentados.