Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula os alunos irão aprender sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. O professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância da produção de café no século XIX e a influência do petróleo na economia brasileira atual. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema e explicar a importância dos ciclos econômicos para a formação do Brasil. Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o assunto e poderão fazer perguntas para esclarecer possíveis dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa deve buscar informações sobre os principais ciclos econômicos do Brasil, os estágios de formação de um ciclo econômico e como eles afetam a formação socioeconômica e territorial do país. Eles podem utilizar livros, artigos e outras fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor deverão preparar seus argumentos sobre o desenvolvimento socioeconômico e territorial do país a partir do ciclo econômico escolhido, que pode ser o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, algodão ou café.

  5. Etapa 5 - Defesa

    Os grupos defensor e opositor apresentam os seus argumentos.

  6. Etapa 6 - Debate em grupos

    Faça um debate entre os grupos, que deve ser mediado pela banca julgadora. Os alunos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar os argumentos dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos discutidos e os alunos poderão fazer perguntas ou comentários finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Participação ativa no debate.
  • Utilização correta do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação dos alunos no debate.
  • Fazer perguntas para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar os argumentos dos colegas.