Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula os alunos irão aprender sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. O professor pode apresentar exemplos práticos, como a importância da produção de café no século XIX e a influência do petróleo na economia brasileira atual. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica para desenvolver o tema.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá introduzir o tema e explicar a importância dos ciclos econômicos para a formação do Brasil. Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o assunto e poderão fazer perguntas para esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa.Etapa 3 - Pesquisa
O grupo de pesquisa deve buscar informações sobre os principais ciclos econômicos do Brasil, os estágios de formação de um ciclo econômico e como eles afetam a formação socioeconômica e territorial do país. Eles podem utilizar livros, artigos e outras fontes confiáveis.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor deverão preparar seus argumentos sobre o desenvolvimento socioeconômico e territorial do país a partir do ciclo econômico escolhido, que pode ser o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, algodão ou café.Etapa 5 - Defesa
Os grupos defensor e opositor apresentam os seus argumentos.Etapa 6 - Debate em grupos
Faça um debate entre os grupos, que deve ser mediado pela banca julgadora. Os alunos deverão utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar os argumentos dos colegas.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos discutidos e os alunos poderão fazer perguntas ou comentários finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos apresentados.
- Participação ativa no debate.
- Utilização correta do modelo de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
- Estimular a participação dos alunos no debate.
- Fazer perguntas para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Utilizar o modelo de avaliação por rubrica para avaliar os argumentos dos colegas.