Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os ciclos econômicos do Brasil são fundamentais para entender como a economia do país se desenvolveu ao longo dos anos. Desde a época do Brasil Colônia, passando pelo período Imperial, República Velha, era Vargas, até os dias atuais, o Brasil passou por diversos ciclos econômicos, como o ciclo do açúcar, ouro, café, borracha e algodão. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por Estações para que os alunos entendam melhor esses ciclos econômicos e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula fazendo uma breve introdução sobre os ciclos econômicos do Brasil, explicando o que são e como eles influenciaram a economia do país.Etapa 2 - Estação 1
Na estação 1, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o ciclo do açúcar e responder a algumas perguntas sobre o tema. O professor irá disponibilizar um questionário impresso ou digital para que os alunos respondam.Etapa 3 - Estação 2
Na estação 2, o professor disponibiliza um texto (impresso ou digital)sobre o ciclo do café para que os alunos leiam. Após a leitura, eles respondem a algumas perguntas sobre o tema.Etapa 4 - Estação 3
Na estação 3, os alunos irão participar de um jogo de tabuleiro sobre o ciclo da borracha. O professor pode criar o jogo ou utilizar um já existente.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as estações, os alunos irão se reunir em grupos com até 6 pessoas para discutir o que aprenderam sobre os ciclos econômicos do Brasil. Para isso, disponibilize algumas perguntas para guiar a discussão, como "Qual foi o ciclo econômico mais importante para a economia brasileira?" ou "Como os ciclos econômicos influenciaram a formação socioeconômica e territorial do Brasil?"Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma breve conclusão sobre os ciclos econômicos do Brasil e como eles ainda influenciam a economia do país atualmente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar os ciclos econômicos e a formação socioeconômica e territorial do país.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos ciclos econômicos do Brasil.
- Habilidade em analisar a influência dos ciclos econômicos na formação socioeconômica e territorial do país.
- Qualidade da apresentação em grupo.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as estações.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer intervenções pedagógicas quando necessário.
- Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Responder às perguntas sobre os ciclos econômicos em cada estação.
- Participar do jogo de tabuleiro.
- Discutir em grupo sobre os ciclos econômicos do Brasil.
- Apresentar as conclusões do grupo sobre os ciclos econômicos.