Aula sobre Os Ciclos Economicos Do Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Os ciclos econômicos do Brasil" pretende analisar a influência dos fluxos econômicos na formação socioeconômica e territorial do país. É importante destacar que o tema é relevante para compreender os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas do Brasil. Além disso, é possível encontrar exemplos do tema no cotidiano dos estudantes, como a exploração de recursos naturais e a distribuição desigual de riquezas no país. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve enviar aos alunos um material de apoio sobre os ciclos econômicos do Brasil, com textos, imagens e vídeos que apresentem os principais ciclos econômicos do país. Os alunos deverão estudar o material em casa.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e escolher um ciclo econômico para analisar. Eles deverão pesquisar sobre o ciclo escolhido e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar para a turma o ciclo econômico escolhido e analisar a influência dos fluxos econômicos na formação socioeconômica e territorial do país.

  4. Etapa 4 - Debate

    Em grupos, os alunos debatem sobre a importância dos ciclos econômicos para o Brasil. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e exemplos práticos sobre os impactos dos ciclos econômicos na formação socioeconômica e territorial do país.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    O professor deverá propor uma atividade em que os alunos deverão comparar os ciclos econômicos analisados pelos grupos e identificar semelhanças e diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Quadro Comparativo

    Os alunos deverão apresentar para a turma o quadro comparativo e as conclusões que tiraram a partir da análise dos ciclos econômicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, os alunos deverão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e entregar ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar informações.
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração nos grupos.
  • Qualidade das informações apresentadas no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação do ciclo econômico escolhido.
  • Qualidade do quadro comparativo e das conclusões tiradas a partir da análise dos ciclos econômicos.
  • Qualidade da avaliação da atividade feita pelos alunos no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Enviar o material de apoio sobre os ciclos econômicos do Brasil antes da aula.
  • Explicar como funciona a dinâmica de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar exemplos.
  • Estimular a discussão e o debate entre os alunos durante a apresentação dos ciclos econômicos.
  • Fazer perguntas para aprofundar a análise dos ciclos econômicos.
  • Avaliar a atividade dos alunos a partir do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Estudar o material de apoio sobre os ciclos econômicos do Brasil antes da aula.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Pesquisar e analisar as informações sobre o ciclo econômico escolhido.
  • Apresentar o ciclo econômico escolhido e as informações encontradas.
  • Comparar os ciclos econômicos e apresentar as conclusões tiradas a partir da análise.