Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Os direitos humanos são um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. A desigualdade social é um dos principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira e mundial, e está diretamente relacionada aos direitos humanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos direitos humanos e como eles estão relacionados à desigualdade social.
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o problema aos alunos: "Como os direitos humanos estão relacionados à desigualdade social?"Etapa 2 - Formação de grupos
Divida a sala em grupos de 4 a 5 pessoas. Atente-se para que os grupos sejam heterogêneos e incentive o protagonismo dos estudantes.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos realizam pesquisas sobre os direitos humanos e a desigualdade social, utilizando livros, jornais, revistas e outros materiais disponíveis na sala de aula.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos discutem as informações coletadas e elaboram um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Incentive a discussão entre os grupos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando como os direitos humanos estão relacionados à desigualdade social.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, você promoverá um debate com a turma sobre o tema, incentivando a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos preenchem o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o seu próprio desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar os direitos humanos à desigualdade social.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover o debate e a participação ativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da apresentação e clareza na explicação da relação entre os direitos humanos e a desigualdade social.
- Participação no debate e na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na formação dos grupos.
- Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar os alunos na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover o debate e a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Apresentar o template para a turma.
- Participar do debate e da discussão em grupo.