Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os direitos humanos são um tema importante e atual, que deve ser discutido em sala de aula. A desigualdade social é um dos principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira e mundial, e está diretamente relacionada aos direitos humanos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância dos direitos humanos e como eles estão relacionados à desigualdade social.

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema aos alunos: "Como os direitos humanos estão relacionados à desigualdade social?"

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida a sala em grupos de 4 a 5 pessoas. Atente-se para que os grupos sejam heterogêneos e incentive o protagonismo dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos realizam pesquisas sobre os direitos humanos e a desigualdade social, utilizando livros, jornais, revistas e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos discutem as informações coletadas e elaboram um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Incentive a discussão entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando como os direitos humanos estão relacionados à desigualdade social.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, você promoverá um debate com a turma sobre o tema, incentivando a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos preenchem o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o seu próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar os direitos humanos à desigualdade social.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação e clareza na explicação da relação entre os direitos humanos e a desigualdade social.
  • Participação no debate e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na formação dos grupos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar os alunos na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover o debate e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Participar do debate e da discussão em grupo.