Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Os direitos humanos são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, a desigualdade social ainda é uma realidade em nosso país e muitas vezes esses direitos são violados. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre os direitos humanos e a desigualdade social, identificando os agentes responsáveis por sua violação e valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos, como por exemplo, a desigualdade de acesso à educação, saúde e moradia. Em seguida, divida os alunos em grupos, dê as instruções para a criação do diário de bordo.Etapa 2 - Problema
Os grupos irão discutir e definir um problema relacionado ao tema, como por exemplo, a falta de acesso à água potável em determinada região. Auxilie os alunos fazendo perguntas e incentivando a reflexão.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos irão propor alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Estimule a criatividade dos alunos e incentive-os a pensar em soluções que envolvam a participação da comunidade e a valorização dos direitos humanos.Etapa 4 - Solução
Os grupos irão escolher a melhor alternativa proposta e elaborar um plano de ação para colocá-la em prática. Oriente os alunos sobre a importância da organização e da participação coletiva.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas propostas e a solução escolhida. Avalie a participação e o envolvimento dos alunos na atividade.Etapa 6 - Debate em grupo
Após as apresentações, os alunos irão participar de um debate em grupo sobre o tema, discutindo as soluções propostas pelos colegas e refletindo sobre a importância dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Etapa 7 - Conclusão e avaliação
Conclua a aula reforçando a importância dos direitos humanos e da participação coletiva na solução de problemas sociais. Os alunos serão avaliados pela participação na atividade e pelo diário de bordo produzido em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana;
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos na busca por soluções para problemas sociais;
- Incentivar a participação coletiva e a valorização dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo;
- Qualidade do diário de bordo produzido em grupo;
- Envolvimento no debate em grupo;
- Reflexão crítica sobre o tema;
- Cooperação e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo em grupo;
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos;
- Auxiliar os grupos na identificação do problema e na elaboração de alternativas e soluções;
- Avaliar a participação dos alunos na atividade e no debate em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo;
- Identificar um problema relacionado ao tema e propor alternativas e soluções criativas;
- Elaborar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
- Apresentar o diário de bordo para a turma e participar do debate em grupo;
- Refletir criticamente sobre o tema e valorizar os direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.