Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os direitos humanos são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, a desigualdade social ainda é uma realidade em nosso país e muitas vezes esses direitos são violados. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre os direitos humanos e a desigualdade social, identificando os agentes responsáveis por sua violação e valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos, como por exemplo, a desigualdade de acesso à educação, saúde e moradia. Em seguida, divida os alunos em grupos, dê as instruções para a criação do diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos irão discutir e definir um problema relacionado ao tema, como por exemplo, a falta de acesso à água potável em determinada região. Auxilie os alunos fazendo perguntas e incentivando a reflexão.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos irão propor alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Estimule a criatividade dos alunos e incentive-os a pensar em soluções que envolvam a participação da comunidade e a valorização dos direitos humanos.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa proposta e elaborar um plano de ação para colocá-la em prática. Oriente os alunos sobre a importância da organização e da participação coletiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas propostas e a solução escolhida. Avalie a participação e o envolvimento dos alunos na atividade.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão participar de um debate em grupo sobre o tema, discutindo as soluções propostas pelos colegas e refletindo sobre a importância dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  7. Etapa 7 - Conclusão e avaliação

    Conclua a aula reforçando a importância dos direitos humanos e da participação coletiva na solução de problemas sociais. Os alunos serão avaliados pela participação na atividade e pelo diário de bordo produzido em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos na busca por soluções para problemas sociais;
  • Incentivar a participação coletiva e a valorização dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Qualidade do diário de bordo produzido em grupo;
  • Envolvimento no debate em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o tema;
  • Cooperação e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo em grupo;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos;
  • Auxiliar os grupos na identificação do problema e na elaboração de alternativas e soluções;
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade e no debate em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo;
  • Identificar um problema relacionado ao tema e propor alternativas e soluções criativas;
  • Elaborar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e participar do debate em grupo;
  • Refletir criticamente sobre o tema e valorizar os direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.