Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre os direitos humanos e a desigualdade social é fundamental para que os alunos compreendam a importância da luta pelos direitos fundamentais e pela defesa da dignidade humana. Nessa aula, os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender as diferentes perspectivas sobre o tema e a desenvolver habilidades de empatia e compreensão.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os alunos compreendam a importância dos direitos humanos e da luta contra a desigualdade social.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem ser divididos em grupos e convidados a criar um mapa de empatia sobre o tema. Cada grupo deve preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam as diferentes perspectivas sobre o tema e desenvolvam habilidades de empatia e compreensão.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa de empatia, os grupos devem apresentar suas conclusões para a turma e discutir as diferentes perspectivas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Identificação dos direitos humanos

    Os alunos devem ser convidados a identificar os direitos humanos presentes na Carta dos Direitos Humanos e a discutir sua importância para a defesa da dignidade humana.

  5. Etapa 5 - Identificação das instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos

    Os alunos devem ser convidados a identificar as instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e a discutir sua importância para a luta contra a desigualdade social.

  6. Etapa 6 - Identificação dos agentes responsáveis pela violação dos direitos humanos

    Os alunos devem ser convidados a identificar os agentes responsáveis pela violação dos direitos humanos e a discutir as formas de luta contra essa violação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve concluir a aula reforçando a importância da luta pelos direitos humanos e pela defesa da dignidade humana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de empatia e compreensão.
  • Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
  • Identificar as instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e os agentes responsáveis pela violação desses direitos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Identificação correta dos direitos humanos presentes na Carta dos Direitos Humanos.
  • Identificação correta das instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e dos agentes responsáveis pela violação desses direitos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos para a criação do mapa de empatia.
  • Conduzir a discussão em grupo e orientar os alunos na identificação dos direitos humanos, das instituições voltadas para a defesa desses direitos e dos agentes responsáveis pela violação desses direitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Identificar corretamente os direitos humanos presentes na Carta dos Direitos Humanos.
  • Identificar corretamente as instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e os agentes responsáveis pela violação desses direitos.