Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre os direitos humanos e a desigualdade social é fundamental para que os alunos compreendam a importância da luta pelos direitos fundamentais e pela defesa da dignidade humana. É importante que os alunos entendam que a desigualdade social é um problema que afeta a todos e que a luta pelos direitos humanos é uma forma de combater essa desigualdade. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre os direitos humanos e a desigualdade social. Você deve registrar as ideias dos alunos em um quadro ou cartaz.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que são os direitos humanos e como a desigualdade social afeta a vida das pessoas. Você pode utilizar exemplos práticos para ilustrar o tema.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Divida a turma em grupos e entregar para cada grupo um subtópico relacionado ao tema da aula. Os grupos devem pesquisar sobre o subtópico e preparar uma apresentação para a turma.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Após as apresentações dos grupos, você deve realizar um Check-out para que os alunos possam registrar o que aprenderam na aula. Os alunos devem preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate sobre o tema da aula, utilizando as ideias apresentadas pelos grupos e pelos alunos durante a roda de conversa e as apresentações.

  6. Etapa 6 - Check-in

    Realize um Check-in para que os alunos possam registrar o que aprenderam durante o debate. Os alunos devem preencher o campo de Check-in do template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da luta pelos direitos humanos e pela defesa da dignidade humana. Você pode utilizar exemplos práticos para ilustrar a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
  • Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos alunos na aula.
  • Explicar o que são os direitos humanos.
  • Mostrar como a desigualdade social afeta a vida das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na roda de conversa.
  • Qualidade das ideias apresentadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de relacionar os conhecimentos prévios com o tema da aula.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa.
  • Registrar as ideias dos alunos em um quadro ou cartaz.
  • Estimular a participação dos alunos na roda de conversa.

Ações do aluno

  • Participar da roda de conversa.
  • Compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
  • Escutar as ideias dos colegas.