Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os direitos humanos são fundamentais para a garantia da dignidade humana e da igualdade social. No entanto, a realidade brasileira mostra que esses direitos são frequentemente violados, principalmente em relação às populações mais vulneráveis. Nesta aula, vamos discutir sobre os direitos humanos e a desigualdade social, buscando entender como esses temas se relacionam e como podemos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos direitos humanos e da igualdade social para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo terá um tempo para se preparar, pesquisando e discutindo sobre o tema e seus subtópicos. O grupo defensor irá defender a importância dos direitos humanos e da igualdade social, enquanto o grupo opositor irá argumentar contra essa ideia.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado em formato de júri, com a banca julgadora avaliando os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor. O grupo de observadores irá registrar as principais ideias e argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as principais ideias e argumentos apresentados, buscando entender melhor o tema e suas implicações.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o tema, destacando os principais aprendizados e como isso pode ser aplicado na sua vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos no debate e na discussão em grupo, levando em consideração os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância dos direitos humanos e da igualdade social para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Capacidade de argumentação e de apresentar ideias de forma clara e coerente.
  • Reflexão individual sobre o tema e seus aprendizados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na preparação para o debate.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no debate e na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Pesquisar e discutir sobre o tema e seus subtópicos.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema e seus aprendizados.