Aula sobre Os Direitos Humanos E A Desigualdade Social

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre os direitos humanos e a desigualdade social é fundamental para que os alunos compreendam a importância da luta pelos direitos fundamentais e pela defesa da dignidade humana. É importante que os alunos entendam que a desigualdade social é um problema que afeta a todos e que a luta pelos direitos humanos é uma forma de combater essa desigualdade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare uma apresentação sobre os direitos humanos e a desigualdade social, utilizando recursos analógicos, como cartazes, imagens e textos impressos. O objetivo é contextualizar o tema e despertar o interesse dos alunos.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um texto sobre os direitos humanos e a desigualdade social para leitura em casa. O texto deve conter informações sobre a história dos direitos humanos, a Carta dos Direitos Humanos e a relação entre os direitos humanos e a desigualdade social.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre os direitos humanos e a desigualdade social. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos organizem as informações e relacionem os conceitos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais e discutir as relações entre os conceitos. O objetivo é que os alunos compartilhem suas ideias e aprendam entre si.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de violação dos direitos humanos e de desigualdade social, como a discriminação racial, a violência contra a mulher e a exploração do trabalho infantil. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da luta pelos direitos humanos e pela defesa da dignidade humana.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre a importância dos direitos humanos e da luta contra a desigualdade social. O objetivo é que os alunos compreendam que a luta pelos direitos humanos é uma forma de combater a desigualdade social e de promover a justiça e a igualdade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nas intencionalidades pedagógicas e nos critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância dos direitos humanos e da luta contra a desigualdade social.
  • Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
  • Valorizar as instituições voltadas para a defesa dos direitos humanos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos relacionados aos direitos humanos e à desigualdade social.
  • Capacidade de relacionar os conceitos e de criar um mapa conceitual.
  • Participação nas discussões em grupo e na reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Preparar uma apresentação sobre os direitos humanos e a desigualdade social.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de violação dos direitos humanos e de desigualdade social.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre os direitos humanos e a desigualdade social.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar das discussões em grupo e da reflexão sobre o tema.
  • Compartilhar suas ideias e aprendizados com os colegas.
  • Demonstrar interesse e engajamento durante a aula.