Aula sobre Os Direitos Humanos E A Onu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre os direitos humanos e a ONU é fundamental para os alunos compreenderem a importância da defesa dos direitos fundamentais e da dignidade humana. A ONU é uma instituição cujo objetivo é promover a paz, a justiça e a igualdade entre os povos, além de defender os direitos humanos. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a seguinte situação-problema: “Imagine que você é um representante da ONU e precisa defender os direitos humanos em um país que não respeita esses direitos. Como você faria para garantir que os direitos humanos sejam respeitados nesse país?”

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos, divididos em grupos, devem discutir e apresentar alternativas para resolver o problema proposto na etapa anterior. Oriente os alunos a pesquisar sobre a Carta dos Direitos Humanos e a atuação da ONU na defesa desses direitos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema proposto na etapa 1. Conduza os alunos a utilizar a criatividade e a argumentação para defender suas soluções.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário pode ser feito em papel, utilizando recurso, como lápis, canetas e papel sulfite.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma. Oriente os alunos a utilizar a oralidade e a argumentação para defender suas soluções.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, a turma deve discutir as soluções apresentadas pelos grupos. Conduza os alunos a utilizar a escuta ativa e a argumentação para defender suas opiniões.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Valie os alunos quanto à participação nas discussões em grupo, à criatividade na geração de alternativas e à argumentação na defesa das soluções apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
  • Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos na busca por soluções para problemas complexos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de utilizar a oralidade para defender ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Criatividade na geração de alternativas.
  • Argumentação na defesa das soluções apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar a situação-problema e orientar os alunos na pesquisa sobre a Carta dos Direitos Humanos e a atuação da ONU.
  • Estimular a criatividade e a argumentação dos alunos na busca por soluções para problemas complexos.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios definidos previamente.

Ações do aluno

  • Discutir e apresentar alternativas para resolver o problema proposto.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar seus diários de bordo para a turma e discutir as soluções apresentadas pelos outros grupos