Aula sobre Os Direitos Humanos E A Onu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula sobre Os direitos humanos e a ONU apresentando aos alunos a importância dos direitos humanos e a atuação da ONU na defesa desses direitos. A aula contará com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Soluções.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos a temática dos direitos humanos e a atuação da ONU na defesa desses direitos. Em seguida, os alunos, em grupos, deverão identificar um problema relacionado aos direitos humanos e apresentá-lo no campo "Problema" do diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Elaboração do diário de bordo

    Os alunos, em grupos, deverão elaborar o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos, deverão pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. As alternativas deverão ser registradas no campo “Geração de Alternativas” do diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Seleção da solução

    Os alunos, em grupos, deverão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema identificado na etapa 1. A solução escolhida deverá ser registrada no campo “Soluções” do diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas apresentadas e a solução escolhida.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos, em grupo, deverão discutir as soluções apresentadas e avaliar a eficácia de cada uma delas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante todo o processo, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de buscar soluções para problemas relacionados aos direitos humanos;
  • Estimular a capacidade de pesquisa e análise crítica.
  • \- Estimular a capacidade de argumentação e negociação em grupo.
  • \- Desenvolver a habilidade de organizar informações de forma clara e objetiva;
  • \- Estimular a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante todo o processo;
  • Coerência entre as análises apresentadas.
  • Identificação clara do problema e das alternativas;
  • Participação ativa na discussão em grupo;

Ações do professor

  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Estimular a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Apresentar a temática dos direitos humanos e a atuação da ONU;
  • Orientar os alunos na identificação do problema e na pesquisa de alternativas.
  • Estimular a organização e clareza das informações registradas.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado aos direitos humanos;
  • Pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado;
  • Elaborar o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas apresentadas e a solução escolhida.
  • Discutir as soluções apresentadas e avaliar a eficácia de cada uma delas.