Aula sobre Os Direitos Humanos E A Onu
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Inicie a aula sobre Os direitos humanos e a ONU apresentando aos alunos a importância dos direitos humanos e a atuação da ONU na defesa desses direitos. A aula contará com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Soluções.
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos a temática dos direitos humanos e a atuação da ONU na defesa desses direitos. Em seguida, os alunos, em grupos, deverão identificar um problema relacionado aos direitos humanos e apresentá-lo no campo "Problema" do diário de bordo.Etapa 2 - Elaboração do diário de bordo
Os alunos, em grupos, deverão elaborar o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 3 - Geração de alternativas
Os alunos, em grupos, deverão pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. As alternativas deverão ser registradas no campo “Geração de Alternativas” do diário de bordo.Etapa 4 - Seleção da solução
Os alunos, em grupos, deverão selecionar a melhor alternativa para solucionar o problema identificado na etapa 1. A solução escolhida deverá ser registrada no campo “Soluções” do diário de bordo.Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo
Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas apresentadas e a solução escolhida.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos, em grupo, deverão discutir as soluções apresentadas e avaliar a eficácia de cada uma delas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante todo o processo, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de buscar soluções para problemas relacionados aos direitos humanos;
- Estimular a capacidade de pesquisa e análise crítica.
- \- Estimular a capacidade de argumentação e negociação em grupo.
- \- Desenvolver a habilidade de organizar informações de forma clara e objetiva;
- \- Estimular a capacidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante todo o processo;
- Coerência entre as análises apresentadas.
- Identificação clara do problema e das alternativas;
- Participação ativa na discussão em grupo;
Ações do professor
- Avaliar o desempenho dos alunos;
- Estimular a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
- Apresentar a temática dos direitos humanos e a atuação da ONU;
- Orientar os alunos na identificação do problema e na pesquisa de alternativas.
- Estimular a organização e clareza das informações registradas.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado aos direitos humanos;
- Pesquisar e apresentar alternativas para solucionar o problema identificado;
- Elaborar o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar o diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas apresentadas e a solução escolhida.
- Discutir as soluções apresentadas e avaliar a eficácia de cada uma delas.