Aula sobre Os Direitos Humanos E A Onu
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Os direitos humanos são um tema de grande importância na sociedade atual, pois garantem a proteção e a dignidade de todos os indivíduos. A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição que tem como objetivo promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, além de ser responsável por garantir a proteção dos direitos humanos. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, criando um diário de bordo em grupo, no qual deverão identificar problemas relacionados aos direitos humanos, gerar alternativas e soluções para esses problemas, relacionando-os com a Carta dos Direitos Humanos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça a introdução o tema "Os direitos humanos e a ONU", explicando a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo. Apresente exemplos práticos de violação dos direitos humanos no mundo.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, que irão trabalhar juntos durante toda a aula.Etapa 3 - Identificação dos problemas
Cada grupo irá discutir e identificar um problema relacionado aos direitos humanos que acontece em sua região, país ou no mundo. Os alunos deverão registrar o problema em seus diários de bordo.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Os alunos deverão registrar as alternativas em seus diários de bordo.Etapa 5 - Solução
Cada grupo irá escolher uma alternativa para solucionar o problema identificado e irá elaborar um plano de ação para colocar essa solução em prática. Os alunos deverão registrar a solução e o plano de ação em seus diários de bordo.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 7 - Reflexão e conclusão
Conduza uma reflexão sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo. Os alunos deverão registrar suas conclusões e reflexões em seus diários de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados aos direitos humanos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no trabalho em grupo.
- Identificação clara do problema relacionado aos direitos humanos.
- Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
- Escolha de uma solução adequada e elaboração de um plano de ação coerente.
- Reflexão crítica sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar e acompanhar o trabalho dos grupos.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Conduzir a reflexão sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Identificar um problema relacionado aos direitos humanos.
- Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
- Escolher uma solução adequada e elaborar um plano de ação coerente.
- Participar ativamente do trabalho em grupo.
- Refletir criticamente sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.