Aula sobre Os Direitos Humanos E A Onu

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os direitos humanos são um tema de grande importância na sociedade atual, pois garantem a proteção e a dignidade de todos os indivíduos. A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição que tem como objetivo promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, além de ser responsável por garantir a proteção dos direitos humanos. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Cultura Maker, criando um diário de bordo em grupo, no qual deverão identificar problemas relacionados aos direitos humanos, gerar alternativas e soluções para esses problemas, relacionando-os com a Carta dos Direitos Humanos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Faça a introdução o tema "Os direitos humanos e a ONU", explicando a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo. Apresente exemplos práticos de violação dos direitos humanos no mundo.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, que irão trabalhar juntos durante toda a aula.

  3. Etapa 3 - Identificação dos problemas

    Cada grupo irá discutir e identificar um problema relacionado aos direitos humanos que acontece em sua região, país ou no mundo. Os alunos deverão registrar o problema em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Os alunos deverão registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá escolher uma alternativa para solucionar o problema identificado e irá elaborar um plano de ação para colocar essa solução em prática. Os alunos deverão registrar a solução e o plano de ação em seus diários de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão e conclusão

    Conduza uma reflexão sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo. Os alunos deverão registrar suas conclusões e reflexões em seus diários de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados aos direitos humanos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no trabalho em grupo.
  • Identificação clara do problema relacionado aos direitos humanos.
  • Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolha de uma solução adequada e elaboração de um plano de ação coerente.
  • Reflexão crítica sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar e acompanhar o trabalho dos grupos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Conduzir a reflexão sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado aos direitos humanos.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolher uma solução adequada e elaborar um plano de ação coerente.
  • Participar ativamente do trabalho em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a importância da proteção dos direitos humanos e a atuação da ONU nesse processo.