Aula sobre Os Direitos Humanos E A Onu

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os direitos humanos são um conjunto de direitos e garantias que visam proteger a dignidade humana, a liberdade e a igualdade de todos os indivíduos. A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional que tem como objetivo promover a paz e a cooperação entre os países, além de proteger os direitos humanos em todo o mundo. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre os direitos humanos e a ONU, utilizando a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam relacionar o tema com situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Os direitos humanos e a ONU". Os alunos são convidados a compartilhar o que sabem sobre o assunto e a levantar dúvidas e curiosidades.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking e pesquisa em grupo

    Explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Os alunos são incentivados a pensar de forma criativa e a trabalhar em equipe. Em seguida, divida os alunos em grupos, eles deverão pesquisar sobre notícias de violações aos direitos humanos e compartilhar os exemplos encontrados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo cria um mapa de empatia sobre casos, pessoas ou grupos que tiveram seus direitos humanos violados. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo apresenta seu mapa para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos discutem os mapas criados e compartilham suas reflexões sobre os direitos humanos e a ONU. Incentive a troca de ideias e a reflexão crítica sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação de exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações em que os direitos humanos são violados e como a ONU atua para protegê-los. Os alunos são incentivados a fazer perguntas e a participar da discussão.

  6. Etapa 6 - Elaboração de um plano de ação

    Os alunos são convidados a elaborar um plano de ação para promover os direitos humanos em sua comunidade. Cada grupo apresenta seu plano para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos direitos humanos e da atuação da ONU na proteção desses direitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Promover o trabalho em equipe e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e elaboração dos mapas de empatia e do plano de ação.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema e sua capacidade de relacionar os direitos humanos e a ONU com situações cotidianas.
  • Coerência e qualidade dos planos de ação elaborados pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão e elaboração dos mapas de empatia e do plano de ação.
  • Refletir criticamente sobre o tema e relacioná-lo com situações cotidianas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas na construção do conhecimento.