Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?
Nessa aula de História, vamos conhecer as sociedades africanas e seus avanços tecnológicos. Vamos lá!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Selecione a alternativa certa sobre a difusão do conhecimento nas populações africanas antes da chegada dos europeus:
Atividade completaA)
Existiam sociedades com conhecimentos avançados na África, mas nenhum conhecimento que fosse novo para os europeus.B) Na Idade Moderna, os africanos aperfeiçoaram seus saberes ao terem contato com o que havia de mais moderno no mundo europeu.
C) Algumas sociedades africanas tinham conhecimento avançado em astronomia, matemática e técnicas de navegação antes do contato com os europeus.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Sprint:
Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Vamos entender como as sociedades africanas e americanas desenvolveram suas próprias técnicas e saberes antes da chegada dos europeus. Para isso, vamos analisar exemplos práticos e didáticos que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes, como a agricultura, a medicina e a arquitetura. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.Atividade completa4. Design Thinking:
O estudo sobre "Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas, como a agricultura de subsistência, a tecelagem, a cerâmica, a medicina tradicional, entre outros. É importante destacar que esses saberes e técnicas foram desenvolvidos de forma autônoma pelas sociedades africanas e americanas, sem a influência dos europeus.Atividade completa5. Gamificação:
Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. É importante que os alunos entendam que, antes da chegada dos europeus, as sociedades africanas e americanas já possuíam suas próprias formas de organização social e desenvolvimento de saberes e técnicas. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a medicina tradicional indígena e a agricultura de subsistência praticada em diversas regiões do continente africano.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate em que os alunos devem defender suas opiniões e argumentos de forma crítica e fundamentada. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a cultura africana e indígena influenciou a cultura brasileira, como a culinária, a música e a religião. É importante ressaltar que a história não é uma verdade absoluta e que diferentes perspectivas devem ser consideradas.Atividade completa7. Rotação por estações:
Estudar sobre "Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e passarão por todas as estações. Apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos por sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, como a agricultura de subsistência, a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia, a medicina tradicional, entre outros. Destaque a importância desses saberes e técnicas para a sobrevivência e o desenvolvimento dessas sociedades, e como muitos deles foram incorporados pelos europeus e difundidos pelo mundo.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O estudo sobre "Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, como a agricultura de subsistência, a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia, a medicina tradicional, entre outros. Destaque a importância desses saberes e técnicas para a sobrevivência e o desenvolvimento dessas sociedades, bem como a influência que eles exerceram sobre a cultura e a história do continente africano e das Américas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: