Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em criar um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Vamos entender como as sociedades africanas e americanas desenvolveram suas próprias técnicas e saberes antes da chegada dos europeus. Para isso, vamos analisar exemplos práticos e didáticos que possam ser aplicados no cotidiano dos estudantes, como a agricultura, a medicina e a arquitetura. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e contextualize a importância de entender como as sociedades africanas e americanas desenvolveram suas próprias técnicas e saberes antes da chegada dos europeus. Os alunos devem fazer perguntas e levantar hipóteses sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem pesquisar e coletar informações sobre as técnicas e saberes das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles podem utilizar livros, internet, entrevistas com pessoas mais velhas, entre outras fontes. Em seguida, devem esboçar ideias sobre como essas técnicas e saberes foram desenvolvidos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas e decidir quais são as mais relevantes. Devem também definir como vão apresentar essas informações para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da apresentação, utilizando recursos como cartazes, slides, vídeos, entre outros. Devem também ensaiar a apresentação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar o protótipo para a turma e receber feedbacks. Devem também avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Coleta de informações relevantes sobre o tema.
  • Qualidade da apresentação do protótipo.
  • Capacidade de avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de entender como as sociedades africanas e americanas desenvolveram suas próprias técnicas e saberes antes da chegada dos europeus.
  • Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre o tema.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedbacks.
  • Estimular a reflexão sobre o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas etapas do Design Sprint.
  • Coletar informações relevantes sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.
  • Avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
  • Receber feedbacks e refletir sobre o próprio trabalho.