Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O estudo sobre "Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas, como a agricultura de subsistência, a tecelagem, a cerâmica, a medicina tradicional, entre outros. É importante destacar que esses saberes e técnicas foram desenvolvidos de forma autônoma pelas sociedades africanas e americanas, sem a influência dos europeus.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da atividade. Em seguida, faça uma breve contextualização sobre as sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, destacando os saberes e técnicas desenvolvidos por essas sociedades.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos são divididos em grupos e recebem uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deve preencher o mapa de empatia com informações sobre as sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles devem responder às seguintes perguntas: "O que eles pensavam e sentiam?", "O que eles escutavam?", "O que eles falavam e faziam?", "O que eles viam?", "Quais eram suas dores?" e "Quais eram seus ganhos?".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia para a turma. Conduza uma discussão sobre as informações apresentadas. O objetivo é que os alunos compreendam melhor as perspectivas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Ele pode utilizar imagens, vídeos ou objetos para ilustrar esses exemplos.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e recebem uma lista de perguntas para debater em grupo. As perguntas são: "Por que os europeus acreditavam que eram donos dos saberes e técnicas?", "Quais foram as consequências da chegada dos europeus para as sociedades africanas e americanas?", "Como podemos valorizar os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas?".

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão e reforce a importância de valorizar os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a empatia e a compreensão das perspectivas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Valorizar os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão das perspectivas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Identificação dos saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Conduzir a discussão em grupo de forma a estimular a participação de todos os alunos.
  • Reforçar a importância de valorizar os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Compreender as perspectivas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Identificar os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.