Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. É importante que os alunos entendam que, antes da chegada dos europeus, as sociedades africanas e americanas já possuíam suas próprias formas de organização social e desenvolvimento de saberes e técnicas. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a medicina tradicional indígena e a agricultura de subsistência praticada em diversas regiões do continente africano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize a importância de discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema da aula. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com as afirmações criadas pelos outros grupos.Etapa 4 - Troca das cartas entre os grupos
Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos para que possam responder as perguntas e afirmações criadas pelos colegas.Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas
Os grupos irão jogar o jogo criado pelos colegas, respondendo as perguntas e afirmações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o jogo, os grupos irão discutir as respostas e afirmações apresentadas pelos colegas, debatendo se os europeus eram ou não donos dos saberes e técnicas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando a importância de valorizar os saberes e técnicas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a história e a valorização das culturas africanas e americanas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de perguntas e afirmações.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Participação ativa dos alunos no jogo de perguntas e respostas.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Reflexão crítica sobre a história e a valorização das culturas africanas e americanas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância de discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas.
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar os alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
- Promover a troca das cartas entre os grupos.
- Conduzir a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de perguntas e afirmações.
- Participar ativamente no jogo de perguntas e respostas.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Refletir criticamente sobre a história e a valorização das culturas africanas e americanas.