Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. É importante que os alunos entendam que, antes da chegada dos europeus, as sociedades africanas e americanas já possuíam suas próprias formas de organização social e desenvolvimento de saberes e técnicas. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a medicina tradicional indígena e a agricultura de subsistência praticada em diversas regiões do continente africano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância de discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas ao tema da aula. As perguntas devem ser elaboradas de forma que possam ser respondidas com as afirmações criadas pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Troca das cartas entre os grupos

    Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos para que possam responder as perguntas e afirmações criadas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas

    Os grupos irão jogar o jogo criado pelos colegas, respondendo as perguntas e afirmações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos irão discutir as respostas e afirmações apresentadas pelos colegas, debatendo se os europeus eram ou não donos dos saberes e técnicas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância de valorizar os saberes e técnicas das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a valorização das culturas africanas e americanas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de perguntas e afirmações.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos no jogo de perguntas e respostas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a história e a valorização das culturas africanas e americanas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
  • Promover a troca das cartas entre os grupos.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de perguntas e afirmações.
  • Participar ativamente no jogo de perguntas e respostas.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Refletir criticamente sobre a história e a valorização das culturas africanas e americanas.