Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate em que os alunos devem defender suas opiniões e argumentos de forma crítica e fundamentada. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a cultura africana e indígena influenciou a cultura brasileira, como a culinária, a música e a religião. É importante ressaltar que a história não é uma verdade absoluta e que diferentes perspectivas devem ser consideradas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia MDC. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um lado para defender: sim, os europeus eram donos dos saberes e técnicas ou não, os europeus não eram donos dos saberes e técnicas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema e coletar informações para fundamentar seus argumentos. Disponibilize materiais como textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater entre si. Faça a mediação do debate e garanta que todos tenham a oportunidade de se expressar.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os grupos devem avaliar o desempenho uns dos outros utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o debate e ressalte a importância de considerar diferentes perspectivas na construção do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e fundamentação de opiniões.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Promover o diálogo e a reflexão crítica sobre a história.

Critérios de avaliação

  • Fundamentação dos argumentos.
  • Participação no debate.
  • Cooperação e respeito com os colegas.

Ações do professor

  • Mediar o debate e garantir a participação de todos.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
  • Participar do debate e apresentar argumentos fundamentados.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rúbrica.