Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Vamos discutir se os europeus eram donos dos saberes e técnicas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate em que os alunos devem defender suas opiniões e argumentos de forma crítica e fundamentada. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a cultura africana e indígena influenciou a cultura brasileira, como a culinária, a música e a religião. É importante ressaltar que a história não é uma verdade absoluta e que diferentes perspectivas devem ser consideradas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia MDC. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um lado para defender: sim, os europeus eram donos dos saberes e técnicas ou não, os europeus não eram donos dos saberes e técnicas.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o tema e coletar informações para fundamentar seus argumentos. Disponibilize materiais como textos, vídeos e imagens para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Debate
Os grupos devem apresentar seus argumentos e debater entre si. Faça a mediação do debate e garanta que todos tenham a oportunidade de se expressar.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos devem criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.Etapa 5 - Avaliação
Os grupos devem avaliar o desempenho uns dos outros utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre o debate e ressalte a importância de considerar diferentes perspectivas na construção do conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação e fundamentação de opiniões.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações.
- Promover o diálogo e a reflexão crítica sobre a história.
Critérios de avaliação
- Fundamentação dos argumentos.
- Participação no debate.
- Cooperação e respeito com os colegas.
Ações do professor
- Mediar o debate e garantir a participação de todos.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história.
Ações do aluno
- Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
- Participar do debate e apresentar argumentos fundamentados.
- Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template de avaliação por rúbrica.