Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explica a metodologia Rotação por estações e divide a turma em três grupos.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Pesquisa em grupoNesta estação o grupo será responsável por pesquisar e apresentar saberes e técnicas desenvolvidos por sociedades africanas antes da chegada dos europeus. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas, sites e vídeos, e orienta os alunos a organizarem as informações em um cartaz ou apresentação.
Estação 2 - Debate em grupo
Nesta estação os grupos serão responsáveis por debater as formas de organização social das sociedades americanas antes da chegada dos europeus. Disponibilize textos e imagens que retratam essas formas de organização, como a sociedade inca, maia e asteca, e oriente os alunos a discutirem as características e as diferenças entre elas.
Estação 3 - Experimentação em grupo
Nesta estação os grupos irão experimentar uma técnica desenvolvida por sociedades africanas ou americanas antes da chegada dos europeus. Disponibilize materiais e oriente os alunos a seguirem as instruções para realizar a técnica, como a tecelagem, a cerâmica ou a agricultura de subsistência.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das atividades, reúna a turma e peça a cada grupo que apresente o resultado de sua atividade. Os alunos podem utilizar cartazes, apresentações, objetos ou demonstrações para socializar suas descobertas e aprendizados.Etapa 4 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre as atividades realizadas e os aprendizados adquiridos pelos alunos. Os alunos podem compartilhar suas impressões e opiniões sobre o tema e a metodologia utilizada.Etapa 5 - Encerramento
Encerre reforçando os principais aprendizados e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
- Estimular a pesquisa, o debate e a experimentação como formas de aprendizado.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade e clareza na apresentação dos resultados.
- Capacidade de identificar e explicar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
- Conduzir a reflexão sobre as atividades realizadas e os aprendizados adquiridos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as atividades com responsabilidade e dedicação.
- Compartilhar suas descobertas e aprendizados com os colegas.