Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Estudar sobre "Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e passarão por todas as estações. Apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos por sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, como a agricultura de subsistência, a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia, a medicina tradicional, entre outros. Destaque a importância desses saberes e técnicas para a sobrevivência e o desenvolvimento dessas sociedades, e como muitos deles foram incorporados pelos europeus e difundidos pelo mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explica a metodologia Rotação por estações e divide a turma em três grupos.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Pesquisa em grupo

    Nesta estação o grupo será responsável por pesquisar e apresentar saberes e técnicas desenvolvidos por sociedades africanas antes da chegada dos europeus. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas, sites e vídeos, e orienta os alunos a organizarem as informações em um cartaz ou apresentação.

    Estação 2 - Debate em grupo

    Nesta estação os grupos serão responsáveis por debater as formas de organização social das sociedades americanas antes da chegada dos europeus. Disponibilize textos e imagens que retratam essas formas de organização, como a sociedade inca, maia e asteca, e oriente os alunos a discutirem as características e as diferenças entre elas.

    Estação 3 - Experimentação em grupo

    Nesta estação os grupos irão experimentar uma técnica desenvolvida por sociedades africanas ou americanas antes da chegada dos europeus. Disponibilize materiais e oriente os alunos a seguirem as instruções para realizar a técnica, como a tecelagem, a cerâmica ou a agricultura de subsistência.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final das atividades, reúna a turma e peça a cada grupo que apresente o resultado de sua atividade. Os alunos podem utilizar cartazes, apresentações, objetos ou demonstrações para socializar suas descobertas e aprendizados.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre as atividades realizadas e os aprendizados adquiridos pelos alunos. Os alunos podem compartilhar suas impressões e opiniões sobre o tema e a metodologia utilizada.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre reforçando os principais aprendizados e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
  • Estimular a pesquisa, o debate e a experimentação como formas de aprendizado.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza na apresentação dos resultados.
  • Capacidade de identificar e explicar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Conduzir a reflexão sobre as atividades realizadas e os aprendizados adquiridos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades com responsabilidade e dedicação.
  • Compartilhar suas descobertas e aprendizados com os colegas.