Aula sobre Os Europeus Eram Donos Dos Saberes E Tecnicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo sobre "Os europeus eram donos dos saberes e técnicas?" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, como a agricultura de subsistência, a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia, a medicina tradicional, entre outros. Destaque a importância desses saberes e técnicas para a sobrevivência e o desenvolvimento dessas sociedades, bem como a influência que eles exerceram sobre a cultura e a história do continente africano e das Américas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um conjunto de materiais de pesquisa sobre os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus. Eles têm que pesquisar e selecionar as informações mais relevantes para a atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do template

    Cada grupo cria um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem incluir informações sobre os saberes e técnicas pesquisados e destacar sua importância para as sociedades africanas e americanas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu template para a turma, explicando as informações selecionadas e destacando sua importância. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão com a turma sobre os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, destacando sua importância e influência na cultura e na história desses continentes.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos preenchem o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e refletindo sobre o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e destacando a importância dos saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes sobre o tema.
  • Promover a reflexão e a avaliação dos alunos sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Seleção e organização das informações sobre os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Participação na criação e apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na discussão e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.
  • Conduzir a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre os saberes e técnicas desenvolvidos pelas sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus.
  • Criar e apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da discussão e reflexão sobre o tema.