Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O tráfico de escravizados foi uma das maiores violações de direitos humanos da história da humanidade. Milhões de pessoas foram retiradas de suas casas na África e vendidas como escravas em diferentes partes do mundo. Nesta aula, vamos aprender sobre os fluxos do tráfico de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula introduzindo o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os estudantes entendam a importância do tema e como ele se relaciona com a história do Brasil e do mundo. Em seguida, apresente o problema central: “Quais consequências que o processo de tráfico de escravizados deixou para o Brasil e o mundo?”

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um problema relacionado ao tráfico de escravizados. Você pode sugerir que cada grupo se dedique a um tipo de consequências, entre elas: demográficas, econômicas e sociais, políticas e culturais. Explique também aos alunos que no final da atividade eles deverão criar um Diário de Bordo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos devem pesquisar sobre o problema que receberam e discutir possíveis soluções para o mesmo. É importante que os alunos utilizem fontes confiáveis e variadas para a pesquisa, para isso auxilie os alunos sempre que precisarem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas

    Cada grupo deve apresentar o problema que recebeu e as possíveis soluções discutidas em grupo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir em conjunto os problemas apresentados pelos outros grupos e propor soluções para os mesmos.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, com base nas discussões realizadas em grupo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução proposta.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos. Os alunos também devem avaliar o processo de aprendizagem, destacando os pontos positivos e negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor soluções para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Avaliar a qualidade das soluções propostas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o problema recebido pelo grupo.
  • Discutir em grupo possíveis soluções para o problema.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.