Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tráfico de escravizados foi um dos maiores crimes contra a humanidade, que deixou marcas profundas na história do Brasil e do mundo. Nesta aula, vamos aprender sobre os fluxos do tráfico de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de análise, argumentação e comunicação, além de aprender sobre um tema tão importante para a nossa história.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema e contextualizar o tráfico de escravizados, explicando sua importância histórica e social. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão das duplas

    O professor irá dividir os alunos em duplas, que irão trabalhar juntas durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada dupla irá pesquisar sobre um dos fluxos do tráfico de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Os alunos deverão utilizar fontes confiáveis e anotar as informações em um documento compartilhado com o grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Estes critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação das pesquisas

    Cada dupla irá apresentar suas pesquisas. Enquanto isso os outros alunos irão avaliar as apresentações e preencher o template que criaram de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Apresentação da avaliação por pares

    Os alunos irão apresentar suas anotações no templete de avaliações por pares.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Os alunos irão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de suas apresentações.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do tema e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise, argumentação e comunicação.
  • Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico de escravizados e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o tráfico de escravizados.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedback.
  • Concluir a aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um dos fluxos do tráfico de escravizados.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e o template de avaliação para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir as avaliações recebidas e identificar pontos fortes e fracos de suas apresentações.