Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tráfico de escravizados é um tema importante e presente na história do Brasil e do mundo. É fundamental que os estudantes compreendam como esse processo ocorreu e quais foram as consequências para a sociedade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entender melhor as diferentes perspectivas envolvidas no tráfico de escravizados. Para isso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a história de alguns escravizados e a importância da luta contra o racismo nos dias atuais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Os fluxos do tráfico de escravizados" e explique a importância de compreender esse processo histórico.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos e incentive os alunos a pensarem sobre as consequências que esse processo deixou no Brasil e no mundo e entenderem a importância da luta contra o racismo nos dias atuais.

  3. Etapa 3 - Explicação do mapa de empatia

    Explique aos alunos que eles irão criar um mapa de empatia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Para isso, você deve fornecer exemplos de diferentes perspectivas envolvidas no tráfico de escravizados, como a perspectiva dos escravizados, dos traficantes e dos compradores.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de empatia

    Com as orientações bem entendidas os alunos deverão organizar, planejar e criar em grupo o mapa de empatia, considerando as diferentes perspectivas envolvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão e do mapa de empatia para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Depois das apresentações os alunos irão discutir sobre as diferentes perspectivas apresentadas por cada grupo no mapa de empatia e como elas se relacionam com o tráfico de escravizados.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos mecanismos e dinâmicas do comércio de escravizados.
  • Estimular a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas envolvidas no tráfico de escravizados.
  • Promover a reflexão sobre a importância da luta contra o racismo nos dias atuais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição significativa na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia e a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Contribuir significativamente na discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.