Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tráfico de escravizados foi um dos maiores crimes contra a humanidade, que deixou marcas profundas na história do Brasil e do mundo. Nesta aula, vamos aprender sobre os fluxos do tráfico de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas do comércio de escravizados em suas diferentes fases.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do estudo do tráfico de escravizados. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Os alunos deverão pesquisar sobre os fluxos do tráfico de escravizados e criar perguntas e ações que abordem os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações criadas.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os alunos irão jogar os jogos criados pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações propostas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Ao final do jogo, conduza uma discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados, destacando os principais agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e destacando a importância do estudo do tráfico de escravizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas do comércio de escravizados em suas diferentes fases.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação e na apresentação dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação ativa no jogo criado pelos outros grupos.
  • Participação ativa na discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo do tráfico de escravizados.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Conduzir a discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados.
  • Avaliar a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão sobre o tema.
  • Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Pesquisar sobre os fluxos do tráfico de escravizados e criar perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar ativamente no jogo criado pelos outros grupos.
  • Participar ativamente na discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados.