Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tráfico de escravizados foi um dos maiores crimes contra a humanidade, que deixou marcas profundas na história do Brasil e do mundo. Nesta aula, vamos aprender sobre os fluxos do tráfico de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas do comércio de escravizados em suas diferentes fases.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do estudo do tráfico de escravizados. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um líder.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Os alunos deverão pesquisar sobre os fluxos do tráfico de escravizados e criar perguntas e ações que abordem os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações criadas.Etapa 5 - Jogo
Os alunos irão jogar os jogos criados pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações propostas.Etapa 6 - Discussão
Ao final do jogo, conduza uma discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados, destacando os principais agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando os principais pontos abordados e destacando a importância do estudo do tráfico de escravizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas do comércio de escravizados em suas diferentes fases.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação e na apresentação dos jogos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Participação ativa no jogo criado pelos outros grupos.
- Participação ativa na discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo do tráfico de escravizados.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Conduzir a discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados.
- Avaliar a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão sobre o tema.
- Concluir a aula, reforçando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
- Pesquisar sobre os fluxos do tráfico de escravizados e criar perguntas e ações relacionadas ao tema.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Participar ativamente no jogo criado pelos outros grupos.
- Participar ativamente na discussão sobre os fluxos do tráfico de escravizados.