Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.Etapa 2 - Diagnóstico dos conhecimentos prévios
Convide os alunos a compartilhar o que já sabem sobre o assunto. Você pode anotar na lousa os principais conceitos e conhecimentos apresentados pelos alunos e auxiliar conectando as ideias ao tema da aula. Em seguida, divida os alunos em grupos.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Mapa do tráficoNa estação 1, os alunos receberão um mapa da África e deverão identificar as regiões e zonas de procedência dos escravizados. Em seguida, deverão marcar no mapa as rotas do tráfico e os principais portos de embarque e desembarque.
Estação 2 - Agentes do tráfico
Nesta estação, os alunos receberão um texto sobre os agentes responsáveis pelo tráfico de escravizados, como traficantes, comerciantes, capitães de navios, entre outros. Em seguida, deverão identificar as principais características desses agentes e como eles atuavam no processo.
Estação 3 - Consequências do tráfico
Nesta estação, os alunos receberão um texto sobre as consequências do tráfico de escravizados para a sociedade brasileira e africana. Em seguida, deverão identificar as principais consequências e como elas afetaram a sociedade.
Etapa 4 - Discussão
Após todos os alunos terem completado o circuito das estações, eles deverão discutir com a turma sobre como as consequências do imperialismo europeu ainda deixam vestígios na sociedade africana atual.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade e compartilhar suas impressões sobre o tema. O professor irá fornecer o template e orientar os alunos na sua utilização.Etapa 6 - Apresentação do template e autoavaliação
Os alunos irão preencher o template e apresentar para a turma as opiniões registradas em cada campo. A partir dessa dinâmica, você deve incentivar os alunos a compartilharem uma autoavaliação, comparando os conhecimentos que tinham sobre o tema no início da atividade e no final.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas e incentivará os alunos a compartilharem suas reflexões e aprendizados. Você também pode dar um feedback sobre o desenvolvimento dos alunos na atividade e tirar as últimas dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e compreensão do tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das regiões e zonas de procedência dos escravizados.
- Identificação correta das características dos agentes do tráfico.
- Identificação correta das consequências do tráfico de escravizados.
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
- Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos e promover a reflexão crítica sobre o tema.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e incentivar os alunos a compartilharem suas reflexões e aprendizados.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Identificar corretamente as regiões e zonas de procedência dos escravizados.
- Identificar corretamente as características dos agentes do tráfico.
- Identificar corretamente as consequências do tráfico de escravizados.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Refletir criticamente sobre o tema.