Aula sobre Os Fluxos Do Trafico De Escravizados

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tráfico de escravizados foi uma das maiores violações dos direitos humanos da história. Milhões de pessoas foram retiradas de suas casas na África e vendidas como escravas em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Nesta aula, vamos explorar os fluxos do tráfico de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos sejam protagonistas do seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o tráfico de escravizados na história mundial. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa, utilizando fontes confiáveis, como livros e sites de instituições de pesquisa. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando suas ideias e sub-ideias. Faça a mediação da discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Os alunos irão analisar criticamente os mapas conceituais apresentados, identificando semelhanças e diferenças entre eles. Estimule a reflexão sobre o tema e a troque de ideias entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos irão criar um mapa conceitual coletivo, utilizando as ideias e sub-ideias apresentadas pelos grupos. Medie a discussão e auxilie na construção do mapa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de fontes confiáveis.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade de análise crítica dos mapas conceituais apresentados.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Uso de fontes confiáveis na pesquisa.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a participação de todos os alunos.
  • Auxiliar na construção dos mapas conceituais e na análise crítica dos mesmos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em fontes confiáveis.
  • Criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar oralmente o mapa conceitual criado.
  • Analisar criticamente os mapas conceituais apresentados pelos colegas.