Aula sobre Os Gatos De Aldemir Martins

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre "Os Gatos de Aldemir Martins" tem como objetivo apresentar aos alunos a obra do artista brasileiro Aldemir Martins, conhecido por suas representações de animais e elementos da cultura nordestina. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um template de avaliação por pares. A ideia é que os estudantes pesquisem e analisem diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. Para isso, serão apresentados exemplos da obra de Aldemir Martins e como ela pode ser encontrada em diferentes lugares, como em museus e galerias de arte.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente a obra de Aldemir Martins e fale sobre sua importância na arte brasileira. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e receberão a tarefa de pesquisar sobre a vida e obra do artista.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre Aldemir Martins e sua obra, utilizando livros, revistas e a internet. Oriente os grupos e os apoie nas dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (40 minutos)

    Os grupos criarão um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação por pares para a turma. Realize comentários e sugestões.

  5. Etapa 5 - Análise de obras de Aldemir Martins (40 minutos)

    Os grupos analisarão obras de Aldemir Martins, utilizando o template de avaliação por pares criado anteriormente. Oriente os grupos e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os grupos discutirão suas análises e avaliações, comparando-as com as dos demais grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando a importância da análise crítica e da contextualização na apreciação da arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Aldemir Martins e orientar os grupos na pesquisa.
  • Orientar os grupos na criação do template de avaliação por pares.
  • Orientar os grupos na análise de obras de Aldemir Martins.
  • Fazer comentários e sugestões durante as apresentações e discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, destacando a importância da análise crítica e da contextualização na apreciação da arte.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Aldemir Martins.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Analisar obras de Aldemir Martins.
  • Discutir em grupo suas análises e avaliações.
  • Participar das apresentações e discussões em grupo.