Aula sobre Os Gatos De Aldemir Martins
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a obra "Os Gatos" do artista brasileiro Aldemir Martins. Eles irão explorar diferentes estilos visuais e contextualizá-los no tempo e no espaço. O objetivo é desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos, além de incentivá-los a expressar suas ideias e emoções por meio da arte. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor a obra e o artista.
Etapa 1 - Apresentação do artista e da obra "Os Gatos" (20 minutos)
Professor, compartilhe imagens e vídeos para contextualizar a obra e o artista, além de apresentar informações sobre o movimento artístico em que Aldemir Martins se inseria.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (40 minutos)
Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor a obra e o artista. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Você pode compartilhar exemplos e orientações para a criação do mapa.Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. Você pode incentivar a troca de ideias e opiniões entre os alunos, além de fornecer feedbacks construtivos.Etapa 4 - Criação de desenhos inspirados na obra "Os Gatos" (50 minutos)
Os alunos irão criar desenhos inspirados na obra "Os Gatos" de Aldemir Martins. Disponibilize materiais, como lápis de cor, canetas e papel sulfite.Etapa 5 - Apresentação dos desenhos (30 minutos)
Os alunos irão apresentar seus desenhos para a turma. Incentive a expressão de ideias e emoções por meio dos desenhos, além de fornecer feedbacks construtivos.Etapa 6 - Reflexão final (20 minutos)
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Incentive a reflexão crítica e a expressão de opiniões pessoais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise dos alunos;
- Incentivar a expressão de ideias e emoções por meio da arte;
- Contextualizar diferentes estilos visuais no tempo e no espaço.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia;
- Criatividade e originalidade na criação dos desenhos;
- Expressão de ideias e emoções por meio dos desenhos.
Ações do professor
- Apresentar informações sobre o artista e a obra;
- Fornecer feedbacks construtivos durante as atividades;
- Incentivar a troca de ideias e opiniões entre os alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor a obra e o artista;
- Criar desenhos inspirados na obra "Os Gatos";
- Apresentar seus desenhos para a turma.