Aula sobre Os Gatos De Aldemir Martins
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente informações sobre a vida e obra de Aldemir Martins, destacando sua importância para a arte brasileira. Em seguida, compartilhe algumas obras do artista, incluindo seus famosos gatos.Etapa 2 - Rotação por estações 90 minutos)
Explique à turma a metodologia Rotação por Estações e como ela será usada nesta aula. Em seguida, organize a turma em três grupos e direcione-os para as estações. Cada grupo deverá permanecer na mesma estação, durante 30 minutos, para realizar a atividade proposta. Quando o tempo acabar, devem seguir para a estação seguinte.Estação 1 - Análise de obras (30 minutos)
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por analisar uma obra de Aldemir Martins. Eles deverão observar as cores, formas, texturas e elementos presentes na obra, além de identificar os gatos. Em seguida, deverão contextualizar a obra no tempo e no espaço, relacionando-a com a vida e obra do artista.
Estação 2 - Criação de gatos (30 minutos)
Os alunos serão convidados a criar seus próprios gatos inspirados nas obras de Aldemir Martins. Eles poderão utilizar diferentes materiais, como lápis de cor, tinta guache, papel, tecido, entre outros.
Estação 3 - Teatro de sombras (30 minutos)
Os alunos aprenderão a criar um teatro de sombras utilizando gatos como personagens. Eles deverão criar um roteiro simples e utilizar materiais como papelão, papel vegetal e lanternas para criar o efeito de sombra.
Etapa 3 - Socialização (20 minutos)
Ao final da aula, os alunos apresentarão suas obras e teatros de sombras para a turma. Você poderá promover uma discussão sobre as diferentes técnicas utilizadas e a importância da contextualização na análise de obras de arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a socialização e a troca de experiências entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em analisar e contextualizar obras de arte;
- Criatividade e originalidade na criação dos gatos e no teatro de sombras;
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a vida e obra de Aldemir Martins;
- Orientar os alunos na análise e contextualização das obras;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a socialização e a troca de experiências entre os alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Analisar e contextualizar obras de arte;
- Criar gatos inspirados nas obras de Aldemir Martins;
- Criar um teatro de sombras utilizando gatos como personagens;
- Apresentar suas obras e teatros de sombras para a turma;
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.