Aula sobre Os Gatos De Aldemir Martins

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Aldemir Martins foi um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX. Ele é conhecido por suas obras que retratam a fauna e a flora brasileira, em especial os gatos. Nesta aula, os alunos irão explorar a obra "Os Gatos de Aldemir Martins" e aprenderão a analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, "que pena" e "que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente à turma"Os Gatos de Aldemir Martins" e contextualize a vida e obra do artista. Incentive-os a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre a obra.

  2. Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que pesquisar sobre a vida e obra de Aldemir Martins. Eles deverão utilizar fontes confiáveis, como livros e sites de museus.

  3. Etapa 3 - Análise da obra (30 minutos)

    Os alunos deverão analisar a obra "Os Gatos de Aldemir Martins" utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Eles deverão preencher os campos “que bom” (pontos positivos), "que pena" (pontos “negativos”), "que tal" (sugestões) com suas impressões sobre a obra.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os grupos irão se reunir para discutir suas análises e opiniões sobre a obra. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Criação de uma obra (40 minutos)

    Os alunos irão criar uma obra de arte inspirada na obra "Os Gatos de Aldemir Martins". Eles poderão utilizar diferentes materiais, como lápis de cor, tinta guache e papel. Incentive a criatividade e a originalidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das obras (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e explicar como se inspiraram na obra de Aldemir Martins.

  7. Etapa 7 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia utilizada os ajudou a desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar a obra de Aldemir Martins no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Originalidade e criatividade na criação da obra de arte;
  • Clareza e objetividade na apresentação da obra;
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar a obra e contextualizar a vida e obra de Aldemir Martins;
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos;
  • Fornecer feedbacks construtivos e estimular a criatividade e a originalidade dos alunos;
  • Incentivar a reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Aldemir Martins;
  • Analisar a obra "Os Gatos de Aldemir Martins" utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar uma obra de arte inspirada na obra de Aldemir Martins;
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.