Os imigrantes e o Ciclo do Café

Nesta aula de Geografia, vamos entender a relação entre o café e a vinda de imigrantes para o Brasil. Sentiu curiosidade para saber a relação entre eles? Então acompanhe o vídeo e não se esqueça de anotar as informações importantes!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Por que o governo brasileiro implementou uma forte política de imigração na metade do século XIX?

    A) Nesse período, o Brasil precisava de moradores pra região Nordeste. Assim, a política de migração tinha a única preocupação de encontrar moradores para as regiões ainda não ocupadas.

    B) Nesse período, o Brasil deixava de ser monarquia e se passava a ser república. O país precisava de trabalhadores para os engenhos de cana-de-açúcar pra manter a economia açucareira forte.

    C) Nesse período, os barões de café foram obrigados a substituir a mão de obra escravizada usada nas lavouras por causa da Lei Áurea. Assim, começaram a fazer propaganda para a vinda de estrangeiros, prometendo uma vida melhor do que a que eles tinham nos seus países.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Ensino Híbrido:

    Os imigrantes e o Ciclo do Café são temas importantes para entendermos a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Durante o século XIX, a produção de café se tornou uma das principais atividades econômicas do país e, para atender a demanda, muitos imigrantes vieram para o Brasil. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a relação entre a imigração e a produção de café e como isso afetou a formação do país. Além disso, a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Gamificação:

    A imigração foi um processo histórico importante para a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Durante o Ciclo do Café, muitos imigrantes vieram para o país em busca de trabalho e melhores condições de vida. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre esse período e como os fluxos econômicos e populacionais influenciaram a formação do nosso país. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver um jogo sobre o tema.
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  5. 5. Rotação por estações:

    A imigração e o ciclo do café são temas importantes da história do Brasil. A atividade proposta nesta aula pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.
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  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos trabalhar sobre "Os imigrantes e o Ciclo do Café". O café foi um produto muito importante para a economia brasileira e atraiu muitos imigrantes para o país. Vamos entender como a chegada desses imigrantes influenciou a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante que os alunos percebam como a história do país está presente no cotidiano deles, seja na culinária, na arquitetura ou na cultura.
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  7. 7. Cultura Maker:

    A imigração e o ciclo do café são temas importantes para entender a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Durante o século XIX, o país recebeu milhões de imigrantes europeus que vieram para trabalhar nas lavouras de café, que se tornou a principal atividade econômica do país na época. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar uma Fanzine sobre o tema, dividida em 8 partes, visando desenvolver a habilidade de analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação do país.
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  8. 8. Design Thinking:

    A imigração e o ciclo do café são temas importantes para entendermos a formação socioeconômica e territorial do Brasil. O café foi responsável por mudanças significativas na economia e na sociedade brasileira, e a vinda de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café contribuiu para a formação de uma sociedade multicultural no país. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos criem um mapa de empatia sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil.
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