Aula sobre Os Imigrantes E O Ciclo Do Cafe

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A imigração e o ciclo do café são temas importantes para entendermos a formação socioeconômica e territorial do Brasil. O café foi responsável por mudanças significativas na economia e na sociedade brasileira, e a vinda de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café contribuiu para a formação de uma sociedade multicultural no país. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos criem um mapa de empatia sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Os imigrantes e o Ciclo do Café" e explique a importância desse tema para entender a formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e apresentará os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil. Oriente o preenchimento e estimule o pensamento criativo dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo o mapa de empatia criado e apresentar as suas observações para a turma. Organize o tempo das discussões.

  4. Etapa 4 - Análise do ciclo do café

    Apresente um esquema sobre o ciclo do café e explique como a imigração contribuiu para o desenvolvimento dessa atividade econômica no Brasil.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão criar uma apresentação em grupo sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil. A apresentação irá conter informações sobre o mapa de empatia e a análise do ciclo do café.

  6. Etapa 6 - Apresentação das atividades

    Os grupos apresentarão as suas atividades para a turma. Organize o tempo e formato das apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

  8. Etapa 8 - Atividade extra/opcional

    Solicite aos alunos a criar uma fanfic sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil. Há plataformas online e gratuitas que podem ser usadas. Combine o formato e prazo para a entrega da fanfic.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um mapa de empatia sobre a vida dos imigrantes.
  • Promover a cooperação e a comunicação entre os alunos na atividade em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da análise do ciclo do café apresentada pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na apresentação em grupo sobre a vida dos imigrantes.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
  • Explicar a metodologia do mapa de empatia e conduzir a discussão em grupo.
  • Apresentar um esquema sobre o ciclo do café e orientar a atividade prática em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil.
  • Discutir em grupo o mapa de empatia criado.
  • Criar uma apresentação em grupo sobre a vida dos imigrantes e a análise do ciclo do café.