Aula sobre Os Imigrantes E O Ciclo Do Cafe

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os imigrantes e o Ciclo do Café são temas importantes para entendermos a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Durante o século XIX, a produção de café se tornou uma das principais atividades econômicas do país e, para atender a demanda, muitos imigrantes vieram para o Brasil. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a relação entre a imigração e a produção de café e como isso afetou a formação do país. Além disso, a metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do Ciclo do Café e da imigração para a formação do Brasil. Apresente o modelo de Check-in e Check-out e solicite que os estudantes preencham o check-in com o que sabem sobre o tema. Na sequência, os estudantes farão uma atividade de brainstorming em grupo, levantando hipóteses sobre como a imigração afetou a produção de café no país.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo irá pesquisar sobre a imigração de um país específico para o Brasil durante o Ciclo do Café. Eles deverão descobrir o motivo da imigração, quantas pessoas vieram, em que regiões se estabeleceram e como contribuíram para a produção de café.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa para a turma, utilizando recursos visuais como cartazes ou apresentações em PowerPoint. Estime a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os estudantes serão divididos em novos grupos para discutir as semelhanças e diferenças entre as imigrações de cada país estudado. Eles deverão responder às perguntas: "O que essas imigrações têm em comum?" e "O que tem de diferente?".

  5. Etapa 5 - Síntese e reflexão individual

    Os estudantes farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula, preenchendo o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem. Eles irão responder à pergunta: "O que aprendi sobre a relação entre a imigração e a produção de café no Brasil?".

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os estudantes serão divididos em grupos para discutir as respostas à pergunta anterior e compartilhar suas reflexões. Faça a mediação da discussão e estimule o debate.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância da relação entre a imigração e a produção de café para a formação econômica, territorial e cultural do Brasil.

  8. Etapa 8 - Atividade extra/opcional

    Solicite aos alunos a criar uma fanfic sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil. Há plataformas online e gratuitas que podem ser usadas. Combine o formato e prazo para a entrega da fanfic.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar e refletir sobre a aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia a ser utilizada.
  • Mediar as atividades em grupo e estimular o debate.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa e apresentar os resultados.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e compartilhar suas reflexões.