Aula sobre Os Imigrantes E O Ciclo Do Cafe

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A imigração e o ciclo do café são temas importantes da história do Brasil. A atividade proposta nesta aula pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo é encaminhado para uma estação diferente. Explique a dinâmica e o tempo de cada estação, elas acontecem simultaneamente. Disponibilize os materiais necessários.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Imigração

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a imigração no Brasil durante o ciclo do café. Eles irão responder perguntas como: Quem eram os imigrantes? De onde vieram? Por que vieram? Como foram recebidos? Quais foram as contribuições dos imigrantes para o Brasil? Os alunos podem utilizar livros, vídeos e sites para realizar a pesquisa. Ao final, devem criar um cartaz com as informações mais relevantes.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Ciclo do Café

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o ciclo do café no Brasil. Eles irão responder perguntas como: O que foi o ciclo do café? Onde e quando ocorreu? Quais foram as principais características do ciclo? Quais foram as consequências econômicas e sociais do ciclo? Os alunos podem utilizar livros, vídeos e sites para realizar a pesquisa. Ao final, devem criar um mapa mental com as informações mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Conflitos e tensões

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os conflitos e as tensões que ocorreram durante o ciclo do café. Eles irão responder perguntas como: Quais foram os conflitos entre os produtores de café e os trabalhadores? Quais foram os conflitos entre os produtores de café e o governo? Quais foram as consequências desses conflitos? Os alunos podem utilizar livros, vídeos e sites para realizar a pesquisa. Ao final, devem criar um quadro com os pontos de vista dos diferentes grupos envolvidos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos retornam para a sala de aula e socializam as atividades realizadas nas estações. Faça um debate sobre as aprendizagens, e tire as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e reforçando a importância do tema para a compreensão da história do Brasil.

  7. Etapa 7 - Atividade extra/opcional

    Solicite aos alunos a criar uma fanfic sobre a vida dos imigrantes que vieram trabalhar nas lavouras de café no Brasil. Há plataformas online e gratuitas que podem ser usadas. Combine o formato e prazo para a entrega da fanfic.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Qualidade das apresentações feitas pelos grupos.
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para aprofundar a discussão.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Realizar as pesquisas propostas com dedicação e empenho.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente das discussões e dos debates propostos.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas.