Aula sobre Os Imigrantes E O Ciclo Do Cafe

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre "Os imigrantes e o Ciclo do Café". O café foi um produto muito importante para a economia brasileira e atraiu muitos imigrantes para o país. Vamos entender como a chegada desses imigrantes influenciou a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante que os alunos percebam como a história do país está presente no cotidiano deles, seja na culinária, na arquitetura ou na cultura.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando o tema e contextualize a importância do café para a economia brasileira. Os alunos poderão fazer perguntas e compartilhar suas descobertas sobre o tema. Para exemplificar, utilize imagens de diferentes tipos de clima e seus efeitos no cotidiano. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em sala

    Os alunos irão discutir em grupo o que encontraram em suas pesquisas feitas em casa edebater sobre o assunto. Faça novas perguntas para guiar a discussão.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Entregue o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Os alunos irão preencher a atividade e compartilhar suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu resumo e os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Organize o tempo das apresentações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a história do café e dos imigrantes pode estar presente no cotidiano dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e o resultado da Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre a história do país.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do resumo apresentado.
  • Criatividade e clareza na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na reflexão final.
  • Resultado da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e guiar a discussão em sala.
  • Sugerir sites e livros para a pesquisa.
  • Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a chegada dos imigrantes no Brasil e como eles influenciaram o cultivo e a produção do café.
  • Discutir em grupo o encontrado nas pesquisas e criar um resumo sobre o assunto.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade.
  • Apresentar o resumo e os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma.
  • Participar da reflexão final sobre a atividade.