Aula sobre Os Imigrantes E O Ciclo Do Cafe
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre "Os imigrantes e o Ciclo do Café". O café foi um produto muito importante para a economia brasileira e atraiu muitos imigrantes para o país. Vamos entender como a chegada desses imigrantes influenciou a formação socioeconômica e territorial do Brasil. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. É importante que os alunos percebam como a história do país está presente no cotidiano deles, seja na culinária, na arquitetura ou na cultura.
Etapa 1 - Antes da aula.
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Inicie a aula explicando o tema e contextualize a importância do café para a economia brasileira. Os alunos poderão fazer perguntas e compartilhar suas descobertas sobre o tema. Para exemplificar, utilize imagens de diferentes tipos de clima e seus efeitos no cotidiano. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.Etapa 3 - Discussão em sala
Os alunos irão discutir em grupo o que encontraram em suas pesquisas feitas em casa edebater sobre o assunto. Faça novas perguntas para guiar a discussão.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Entregue o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Os alunos irão preencher a atividade e compartilhar suas opiniões.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu resumo e os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Organize o tempo das apresentações.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a história do café e dos imigrantes pode estar presente no cotidiano dos alunos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade e o resultado da Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Fomentar a reflexão crítica sobre a história do país.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade do resumo apresentado.
- Criatividade e clareza na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação na reflexão final.
- Resultado da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e guiar a discussão em sala.
- Sugerir sites e livros para a pesquisa.
- Conduzir a reflexão final sobre a atividade.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade.
- Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a chegada dos imigrantes no Brasil e como eles influenciaram o cultivo e a produção do café.
- Discutir em grupo o encontrado nas pesquisas e criar um resumo sobre o assunto.
- Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade.
- Apresentar o resumo e os resultados da Dinâmica dos 3 Qs para a turma.
- Participar da reflexão final sobre a atividade.