Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A modernidade é um tema que permeia a sociedade atual e é importante que os alunos compreendam seus impactos e contextos. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que os ajudará a entender melhor as diferentes perspectivas sobre o tema. Para contextualizar o assunto, apresente exemplos de como a modernidade se manifesta no cotidiano dos estudantes, como a tecnologia, a globalização e as mudanças sociais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha para criar o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - O que ele pensa e sente?

    Os alunos irão discutir e preencher a primeira parte do mapa de empatia, que se refere aos pensamentos e sentimentos das pessoas em relação à modernidade. Apresente exemplos de diferentes perspectivas, como a visão positiva de quem se beneficia da tecnologia e a visão negativa de quem se sente excluído.

  3. Etapa 3 - O que ele escuta?

    Os alunos irão discutir e preencher a segunda parte do mapa de empatia, que se refere ao que as pessoas escutam em relação à modernidade. Apresente exemplos de diferentes fontes de informação, como a mídia, a família e os amigos.

  4. Etapa 4 - O que ele fala e faz?

    Os alunos irão discutir e preencher a terceira parte do mapa de empatia, que se refere ao que as pessoas falam e fazem em relação à modernidade. Apresente exemplos de diferentes comportamentos, como o uso excessivo de tecnologia e a busca por alternativas sustentáveis.

  5. Etapa 5 - O que ele vê?

    Os alunos irão discutir e preencher a quarta parte do mapa de empatia, que se refere ao que as pessoas veem em relação à modernidade. Apresente exemplos de diferentes manifestações visuais, como a publicidade e a arte contemporânea.

  6. Etapa 6 - Dores e Ganhos

    Os alunos irão discutir e preencher as duas últimas partes do mapa de empatia, que se referem às dores e ganhos das pessoas em relação à modernidade. Apresente exemplos de diferentes consequências, como a exclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia. Conduza uma discussão sobre as diferentes perspectivas e consequências da modernidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão crítica sobre as diferentes perspectivas e consequências da modernidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Compreensão das diferentes perspectivas e consequências da modernidade.
  • Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Conduzir a metodologia Design Thinking de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões sobre as diferentes perspectivas e consequências da modernidade.
  • Apresentar o mapa de empatia e participar da discussão final.