Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A modernidade é um tema que está presente em nosso cotidiano, seja na tecnologia, na cultura, na política ou na economia. É importante que os alunos compreendam o significado da modernidade e seus impactos em diferentes contextos. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo que aborde o tema. Para isso, é importante que os alunos entendam o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos compreendam melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada. Serão apresentados exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da modernidade. O mapa deve conter os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma. Cada grupo terá que apresentar seu jogo e explicar como ele aborda o tema da modernidade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como eles abordam o tema da modernidade. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce os conceitos abordados. Os alunos serão incentivados a continuar pensando sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo que aborde o tema da modernidade.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar e argumentar sobre suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Coerência entre o jogo e o tema da modernidade.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão do conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.
  • Apresentar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos abordados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da modernidade.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Refletir sobre o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.