Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A modernidade é um tema que está presente em nosso cotidiano, seja na tecnologia, na cultura, na política ou na economia. É importante que os alunos compreendam o significado da modernidade e seus impactos em diferentes contextos. Utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo que aborde o tema. Para isso, é importante que os alunos entendam o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. Serão utilizados exemplos práticos para que os alunos compreendam melhor o tema.Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação
Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada. Serão apresentados exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da modernidade. O mapa deve conter os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma. Cada grupo terá que apresentar seu jogo e explicar como ele aborda o tema da modernidade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados e como eles abordam o tema da modernidade. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão e reforce os conceitos abordados. Os alunos serão incentivados a continuar pensando sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo que aborde o tema da modernidade.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar e argumentar sobre suas ideias.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Coerência entre o jogo e o tema da modernidade.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
- Compreensão do conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.
Ações do professor
- Explicar o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.
- Apresentar a metodologia Gamificação e como ela será aplicada.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos abordados.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da modernidade.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Colaborar com os colegas na criação do jogo.
- Refletir sobre o conceito de modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão.