Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A modernidade é um tema que permeia a sociedade atual e está presente em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na tecnologia, na moda, na arte, na arquitetura, entre outros. Neste momento, será trabalhado o significado da modernidade e seus impactos em diferentes contextos, com base em uma concepção europeia. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e explicando o que é a modernidade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e defender durante o debate.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão que pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos terão que preparar seus argumentos e se organizar para o debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será realizado em formato de júri, com a banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá que apresentar seus argumentos e, em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados e escolherá o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o debate e a importância de compreender os impactos da modernidade em diferentes contextos.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar

    Os alunos farão uma atividade complementar, na qual deverão escrever um texto sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de continuar estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos.
  • Capacidade de réplica e tréplica.
  • Participação na atividade complementar.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa.
  • Mediar o debate e avaliar os argumentos apresentados.
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e a importância do tema.
  • Orientar a atividade complementar.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído ao grupo.
  • Preparar argumentos coerentes e claros.
  • Participar da atividade complementar.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.