Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação, assim que terminarem as atividades eles deverão se encaminhar para a próxima estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - VídeoNesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a modernidade e seus impactos na sociedade. Após o vídeo, os alunos deverão discutir em grupo sobre as principais ideias apresentadas e registrar em um papel.
Estação 2 - Texto
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. Após a leitura, os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o texto em grupo.
Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. Apresente algumas questões para serem discutidas em grupo.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna todos os alunos e cada grupo irá apresentar as principais ideias discutidas em sua estação. Em seguida, faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão.
- Capacidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e discutir ideias.
- Registrar as principais ideias discutidas em cada estação.