Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A modernidade é um tema que permeia a sociedade atual e está presente em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na tecnologia, na moda, na arte, na arquitetura, entre outros. Neste momento, os alunos irão explorar os impactos da modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos que irão participar de todas as estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será encaminhado para uma estação, assim que terminarem as atividades eles deverão se encaminhar para a próxima estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a modernidade e seus impactos na sociedade. Após o vídeo, os alunos deverão discutir em grupo sobre as principais ideias apresentadas e registrar em um papel.

    Estação 2 - Texto

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre a modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. Após a leitura, os alunos deverão responder a algumas perguntas sobre o texto em grupo.

    Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão. Apresente algumas questões para serem discutidas em grupo.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna todos os alunos e cada grupo irá apresentar as principais ideias discutidas em sua estação. Em seguida, faça uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão.
  • Capacidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma síntese das ideias apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias.
  • Registrar as principais ideias discutidas em cada estação.