Aula sobre Os Impactos Da Modernidade E Seus Variados Contextos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A modernidade é um tema que permeia a sociedade atual e está presente em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na tecnologia, na moda, na arte, na arquitetura, entre outros. Neste momento, vamos trabalhar os impactos da modernidade e seus variados contextos, com o objetivo de entender o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, a fim de desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia que será utilizada. Em seguida, os alunos deverão pesquisar sobre o tema e trazer exemplos de como a modernidade está presente em seu cotidiano.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e esclarecer dúvidas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Auxilie os grupos na discussão.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.Etapa 5 - Debate em sala
Após as apresentações, promova um debate sobre o tema, incentivando a participação dos alunos e esclarecendo dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada, reforçando a importância da participação dos alunos e da pesquisa sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar o significado de "modernidade" e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a participação ativa dos alunos na discussão e no debate em sala.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Clareza e organização do mapa conceitual apresentado.
- Participação dos alunos no debate.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação dos alunos na discussão e no debate.
- Esclarecer dúvidas e promover a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e trazer exemplos de como a modernidade está presente em seu cotidiano.
- Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala.