Aula sobre Os Indigenas Brasileiros
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os indígenas brasileiros são um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da formação da nossa sociedade. Os estudantes podem encontrar referências sobre os indígenas em diversos aspectos do cotidiano, como na culinária, na música, na arte e na literatura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a organização das sociedades indígenas no tempo da conquista, com o objetivo de compreender os mecanismos de alianças, confrontos e resistências. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
Design Sprint
Etapa 1 - Introdução
Você deve iniciar a aula contextualizando o tema. Em seguida, deve apresentar a metodologia Design Sprint e explicar como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Você irá apresentar aos alunos o tema da aula e explicar a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre as sociedades indígenas no tempo da conquista e compartilhar suas descobertas com a turma.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior. Em seguida, irão selecionar as informações mais relevantes e organizá-las em tópicos.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão discutir em grupo e escolher um tópico para desenvolver em detalhes. Em seguida, irão criar um roteiro para apresentar o tópico escolhido.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um modelo visual para apresentar o tópico escolhido. Pode ser um cartaz, uma apresentação de slides ou um vídeo curto.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar seus modelos visuais para a turma e receber seu feedback e dos colegas. Em seguida, irão refinar seus modelos visuais com base no feedback recebido.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e visual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
- Qualidade do mapa mental e do roteiro criados pelos alunos.
- Qualidade do modelo visual criado pelos alunos.
- Habilidade de comunicação oral e visual dos alunos.
- Capacidade de receber e aplicar feedback.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Sprint.
- Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
- Dar feedback aos alunos durante as etapas do Design Sprint.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Pesquisar e compartilhar informações sobre as sociedades indígenas no tempo da conquista.
- Criar um mapa mental e selecionar informações relevantes.
- Discutir em grupo e escolher um tópico para desenvolver em detalhes.
- Criar um modelo visual para apresentar o tópico escolhido.
- Apresentar o modelo visual para a turma e receber feedback dos colegas e do professor.