Aula sobre Os Indigenas Brasileiros

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Os indígenas brasileiros" é importante para que os alunos compreendam a diversidade cultural do Brasil e a importância dos povos originários na formação do país. É fundamental que os estudantes entendam que os indígenas não são apenas personagens de livros de história, mas sim uma parte viva e presente da nossa sociedade. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam se colocar no lugar dos indígenas e entender suas perspectivas, desafios e conquistas. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a compreender melhor a realidade dos povos indígenas.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema "Os indígenas brasileiros" e explicar a importância de compreender a cultura e a história desses povos. Você pode utilizar imagens, vídeos e textos para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar dos indígenas e entender suas perspectivas, desafios e conquistas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Oriente a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar as informações coletadas no mapa de empatia e discutir as principais características dos indígenas brasileiros.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática, como a confecção de objetos indígenas, a criação de uma dança ou a elaboração de um texto sobre a cultura indígena.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Você irá conduzir uma discussão final sobre o tema, destacando as principais informações e aprendizados da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
  • Estimular a empatia e a compreensão das perspectivas dos povos indígenas.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Criatividade e originalidade na atividade prática.
  • Participação ativa na discussão final.
  • Compreensão dos principais conceitos e informações apresentados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar a criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão final de forma produtiva.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Contribuir de forma construtiva nas discussões em grupo.
  • Apresentar as informações coletadas de forma clara e objetiva.
  • Realizar a atividade prática com criatividade e originalidade.
  • Participar ativamente da discussão final.