Aula sobre Os Indigenas Brasileiros

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os indígenas brasileiros são um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da formação da nossa sociedade. É fundamental que os alunos entendam a diversidade cultural e a riqueza dos povos que habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus. A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos possam criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá estimular a criatividade e a participação ativa dos estudantes.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Os indígenas brasileiros" e contextualize a importância do assunto para a compreensão da história do Brasil. Serão utilizados recursos audiovisuais para ilustrar a diversidade cultural dos povos indígenas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Definição das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Você irá fornecer orientações sobre o tipo de perguntas e afirmações que podem ser criadas.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo utilizando as cartas de perguntas e afirmações criadas anteriormente. Forneça materiais para a confecção do jogo, como cartolina, canetas coloridas e tesoura.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e jogá-lo com a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações aprendidas durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e a qualidade do jogo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do jogo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Coerência das perguntas e afirmações com o tema proposto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Fornecer orientações sobre a criação das perguntas e afirmações.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Criar as perguntas e afirmações para o jogo.
  • Criar o jogo utilizando as cartas criadas.
  • Apresentar o jogo para a turma.