Aula sobre Os Indigenas Brasileiros
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Os indígenas brasileiros" é importante para que os alunos compreendam a diversidade cultural do Brasil e a importância dos povos originários na formação do país. É importante que os alunos entendam que os indígenas não são apenas personagens de livros de história, mas sim uma parte viva e presente da nossa sociedade. Para tornar a aula mais envolvente, você pode trazer exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na música e na arte.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Você deve iniciar a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre os indígenas brasileiros. Em seguida, deve apresentar o tema e os objetivos da aula.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um povo indígena brasileiro. Eles devem buscar informações sobre a cultura, a língua, a alimentação, a religião, a organização social e política, entre outros aspectos.Etapa 3 - Debate crítico
Os grupos devem apresentar suas pesquisas em um debate crítico. Cada grupo deve ter um tempo para apresentar suas informações e argumentos. Em seguida, os outros grupos devem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o debate crítico.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos devem avaliar o debate crítico utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.Etapa 6 - Conclusão
Você deve fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos indígenas brasileiros na formação do país.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Conhecimento sobre o povo indígena pesquisado.
- Argumentação clara e coerente.
- Participação no debate crítico.
- Utilização do template de avaliação por rubrica.
- Respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rubrica.
- Mediar o debate crítico.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos indígenas brasileiros na formação do país.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um povo indígena brasileiro.
- Participar do debate crítico.
- Criar o template de avaliação por rubrica.
- Avaliar o debate crítico utilizando o template criado.
- Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.