Aula sobre Os Indigenas Brasileiros

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Os indígenas brasileiros" é importante para que os alunos compreendam a diversidade cultural do Brasil e a importância dos povos originários na formação do país. É importante que os alunos entendam que os indígenas não são apenas personagens de livros de história, mas sim uma parte viva e presente da nossa sociedade. Para tornar a aula mais envolvente, você pode trazer exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na música e na arte.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre os indígenas brasileiros. Em seguida, deve apresentar o tema e os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um povo indígena brasileiro. Eles devem buscar informações sobre a cultura, a língua, a alimentação, a religião, a organização social e política, entre outros aspectos.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos devem apresentar suas pesquisas em um debate crítico. Cada grupo deve ter um tempo para apresentar suas informações e argumentos. Em seguida, os outros grupos devem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o debate crítico.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem avaliar o debate crítico utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você deve fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos indígenas brasileiros na formação do país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento sobre o povo indígena pesquisado.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Participação no debate crítico.
  • Utilização do template de avaliação por rubrica.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por rubrica.
  • Mediar o debate crítico.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos indígenas brasileiros na formação do país.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um povo indígena brasileiro.
  • Participar do debate crítico.
  • Criar o template de avaliação por rubrica.
  • Avaliar o debate crítico utilizando o template criado.
  • Respeitar as opiniões dos colegas durante o debate.